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dc.contributor.advisorStrohaecker, Telmo Robertopt_BR
dc.contributor.authorHaag, Jeffersonpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-16T01:46:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/77155pt_BR
dc.description.abstractO pré-tensionamento, gerando a plastificação de regiões desejadas, é um processo amplamente consolidado para o aumento da vida em fadiga de componentes e estruturas fabricados com materiais de boa ductilidade. Autofretagem de tubos e o teste de carga em ganchos são exemplos do emprego desse procedimento. Entretanto, é pouco conhecido o comportamento de materiais de alta resistência mecânica quando submetidos a sobrecargas mecânicas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a propagação de trincas por fadiga em arames de alta resistência mecânica, utilizados na forma de tendões na armadura de tração de dutos flexíveis de camadas não aderentes. Foram realizados ensaios de tenacidade à fratura para determinar o intervalo de fator intensidade de tensões que o material resiste, apresentando deformação plástica na ponta da trinca. Ensaios de da/dN foram desenvolvidos com a finalidade de obter os coeficientes das equações de Paris e Walker, e, para isso, foram realizados ensaios com controle de ΔK crescente em diferentes razões de carregamento (0,1, 0,3 e 0,5). O efeito de sobrecargas mecânicas no comportamento em fadiga foi estudado com o auxílio de ensaios de da/dN com controle de ΔK constante e diferentes magnitudes de razão de sobrecarga mecânica (OLR) em duas razões de carregamento (0,1 e 0,5). Os resultados obtidos mostram que a aplicação de sobrecargas mecânicas, se controladas, gera retardo de trinca e aumento na vida em fadiga dos arames, elevando o número de ciclos em mais de 31%. Esse comportamento é evidente para a razão de carregamento igual a 0,5, visto que o fechamento de trinca é minimizado com aumento da tensão média aplicada.pt_BR
dc.description.abstractThe preload producing plasticizing in desired regions is a process widely consolidated to increase fatigue life of components and structures made of good ductility materials. The autofrettage on tubes and hooks is an example of the use of this procedure. However, it is not well known the behavior of high strength materials when subjected to mechanical overloads. This work aims to evaluate the fatigue crack growth of high strength wires which are used on tensile armour of flexible pipes. Fracture toughness testing was performed to define the stress intensity factor range that the material resists, presenting plastic strain at the crack tip. Fatigue crack growth testing was developed in order to obtain the coefficients of Paris law and Walker law and, therefore, tests with increasing ΔK control were conducted at different stress ratio (0.1, 0.3 and 0.5). The overload effect on fatigue behavior was studied with constant ΔK control fatigue crack growth testing applying different overload ratios (OLR) magnitudes and two stress ratios (0.1 and 0.5) . The achieved outcomes show that the application of mechanical overloads, if controlled, creates the phenomenon of retardation and increasing of fatigue life on wires, raising the number of cycle over than 31%. This behavior is evident on stress ration of 0.5, since crack closure is minimized with the increasing of applied mean stress.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia metalúrgicapt_BR
dc.titlePropagação de trincas por fadiga em arames de alta resistência mecânicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000895572pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Metalúrgicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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