Ingeniería Mecánica: Envíos recientes
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Controle ativo de ruído em dutos com os algoritmos Fx-LMS e Fu-LMS
(2020) [Tesis de maestría]A exposição prolongada a ruídos, dependendo de sua intensidade e faixa de frequência pode gerar problemas relacionados à saúde auditiva assim como desconforto e eventuais acidentes de trabalho. O ruído está presente em ... -
Um estudo de modelos matemáticos bifásicos para tendões e ligamentos sob grandes deformações
(2020) [Tesis de maestría]Tendões e ligamentos apresentam uma porcentagem considerável do seu peso constituída por fluido, impactando diretamente seu comportamento mecânico, principalmente em relação a efeitos viscosos. Uma abordagem apropriada ... -
Metodologias para a simulação simultânea dos três componentes de acelerogramas sísmicos
(2020) [Tesis]São frequentes as notícias que dizem respeito a mortes e destruições provocadas por abalos sísmicos. Atualmente, sabe-se que não existe uma forma de prever, de forma confiável, quando um grande terremoto irá ocorrer e qual ... -
Análise númérica da influência das características do vento em diferentes regiões do Brasil no desempenho aerodinâmico e potência média de um aerogerador
(2019) [Tesis de maestría]O objetivo deste trabalho é analisar o efeito de três diferentes características do recurso eólico, em três locais do Brasil, no desempenho aerodinâmico e na potência média de um aerogerador de grande porte. Os efeitos são ... -
Otimização topológica pelo método BESO aplicado a problemas com restrição de tensão e fadiga
(2020) [Tesis de maestría]Em problemas industriais, é contínua a busca por componentes com melhor desempenho estrutural, citando como exemplo a indústria automotiva onde é comum ter como objetivo o desenvolvimento de componentes com menor massa, ... -
Arquitetura microcontrolada programável em tempo real aplicada ao controle de um servoposicionador pneumático
(2020) [Tesis de maestría]Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema eletrônico para controle de servoposicionadores pneumáticos, baseado em sistemas de tempo real. Estes servoposicionadores apresentam diversas características atraentes ... -
Estimativa de vida em fadiga de um eixo de veículo comercial submetido a diferentes perfis de pista
(2020) [Tesis de maestría]Segundo o Anuário da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) do transporte 2019, o modal rodoviário brasileiro é responsável por cerca de 60% do total de cargas transportadas, sendo que apenas 12,4% das estradas do ... -
Determinação do fator de intensidade de tensão usando XFEM em problemas de elasticidade no plano
(2019) [Tesis de maestría]A solução dos mais diversos tipos de Problemas de Valor de Contorno (PVC) e Problemas de Valor de Contorno Iniciais (PVCI) por meio da aplicação de métodos numéricos tem tido grande destaque na engenharia, principalmente ... -
New WSGG correlations accounting for variations on the mole ratio and the partial pressure of the participating species
(2020) [Tesis de maestría]Neste trabalho é proposto um método alternativo para se obter coeficientes para o modelo de soma-ponderada-de-gases-cinza (WSGG). Ainda que a literatura ofereça um número elevado de formulações aplicáveis para diferentes ... -
Estudo da ocorrência de knock para misturas de isooctano e n-heptano em um motor CFR modificado
(2020) [Tesis de maestría]O knock é um fenômeno com alto potencial de dano e um dos principais obstáculos no aumento da eficiência térmica dos motores de combustão interna pois limita o aumento da razão de compressão com ponto de ignição ótimo. ...