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dc.contributor.advisorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.contributor.authorFrasson, Marcela Serropt_BR
dc.date.accessioned2013-07-25T01:44:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76200pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação aborda o comportamento do consumidor em um segmento de mercado que vem se destacando ao longo das últimas décadas: o dos produtos de luxo. Levando em consideração a importância dos sentimentos para o entendimento do comportamento do consumidor e tendo em vista que até o presente momento poucos estudos em consumo de luxo se dedicaram exclusivamente a este assunto, o objetivo desta dissertação foi o de compreender as consequências do consumo de luxo para as consumidoras, com foco nos sentimentos despertados pelo consumo. Como método de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo exploratório, que valeu-se da utilização de entrevistas em profundidade combinadas com a técnica de autodriving, através da suscitação por fotos e objetos. Foram entrevistadas 22 consumidoras de produtos de luxo com idades entre 22 e 60 anos. O foco das entrevistas recaiu sobre as seguintes categorias de artigos de luxo: joalheria, vestuário, acessórios, perfumaria e cosméticos. Nas entrevistas, foram identificados 111 diferentes tipos de sentimentos resultantes do consumo de luxo, que foram posteriormente agrupados em 10 categorias: sentimentos relativos ao prazer, sentimentos relativos ao afeto, sentimentos relativos à distinção, sentimentos relativos à beleza, sentimentos relativos ao desejo, sentimentos relativos à realização pessoal, sentimentos relativos à segurança, sentimentos relativos à estima dos outros, sentimentos contraditórios e sentimentos relativos à falta deste tipo de produto. Foram também identificados 4 aspectos do consumo de luxo relacionados aos sentimentos encontrados: os rituais de consumo e culto aos objetos, a associação do consumo de luxo com sair da rotina e entrar em um “outro mundo”, a valorização da tradição e da história das marcas e a passagem dos objetos entre gerações.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis addresses the consumer behavior in a market segment that has been outstanding over the last few decades: that one related to luxury goods. Taking into account the importance of feelings in understanding consumer behavior, and considering that until now few studies on luxury consumption were dedicated exclusively to this subject, the purpose of this thesis was to understand the consequences of luxury consumption for the consumers, focusing on the feelings aroused by consumption. As a research method, it was decided to carry out an exploratory study, which employed the use of in-depth interviews combined with autodriving technique, through photos and objects elicitation. 22 consumers of luxury products with ages between 22 and 60 years were interviewed. The focus of the interviews fell on the following categories of luxury goods: jewelry, clothing, accessories, perfumery and cosmetics. In the interviews, 111 different kinds of feelings were identified as resulting from the consumption of luxury goods, which were then grouped into 10 categories: feelings related to pleasure, feelings related to affection, feelings related to distinction, feelings related to beauty, feelings related to desire, feelings related to personal fulfillment, feelings related to safety, feelings related to the esteem of others, contradictory feelings and feelings related to the lack of these goods. 4 aspects of luxury consumption related to these feelings were also identified: consumption rituals and objects worship, the association of luxury consumption with getting out of routine and going into "another world", the appreciation of brands’ tradition and history, and the inheritance of objects across generations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLuxuryen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectConsumo de luxopt_BR
dc.subjectFeelingsen
dc.subjectMercado de luxopt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectMarketingen
dc.titleA experiência do consumo de luxo : um estudo sobre os sentimentos despertados nas consumidoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000893532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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