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dc.contributor.advisorPekelman, Renatapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Celina dept_BR
dc.date.accessioned2013-07-23T01:44:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76115pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva narrar a proposta pedagógica, partindo do olhar de facilitadora de aprendizagem, e discutir sua ação reflexiva a partir dos caminhos metodológicos propostos para sua experimentação. Este escrito compõe o curso de Práticas Pedagógicas nos Serviços de Saúde. O contexto desta experiência é o ensino em serviço, a partir da modalidade de Residência, no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição/RS. O espaço a ser estudado chama-se Currículo Integrado e configura-se como uma atividade de campo e teórico-prática, desenvolvida durante os dois anos das Residências de Saúde da Família e Comunidade. A ancoragem metodológica do espaço está no referencial das metodologias ativas de aprendizagens, como o PBL, Problematização e a pedagogia Freireana. Neste texto será enfatizada a experiência como facilitadora de aprendizagem do segundo ano, no qual é desenvolvido um exercício em forma de projeto, que propõe a implantação, expansão ou fortalecimento da ESF/ESB/NASF, em municípios de pequeno porte ao entorno de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho são: narrar a trajetória formativa da facilitadora, identificar as linhas de atuação deste ator e trazer alguns resultados da construção deste conhecimento. Este é um estudo descritivo exploratório que faz incursões no método cartográfico. A experiência coloca em análise a micropolítica institucional, que quando estimula o fazer do trabalhador em saúde também a partir do ensino, expõe conflitos e contradições constituintes desta construção. Traz para os cenários de atuação, as tensões que perpassam a formação de um trabalhador no lugar do “entre” saúde e educação. Na construção do exercício, as linhas de atuação da facilitadora colaboram para a constituição de um espaço grupal de trabalho cooperativo que analise a interface gestão/atenção de uma perspectiva ampla e histórica, contextualizada com a produção de saúde . Na análise de dez projetos realizados entre os anos de 2009 e 2012, há um indicativo claro que aponta para a mudança de modelo de saúde nos municípios. As categorias analisadoras foram: Processo de Trabalho, Educação no Trabalho no SUS e Síntese de Conhecimentos. O exercício expõe os residentes a refletirem sobre a sua atuação no SUS, buscando ampliar e superar a noção de ensino-serviço, ao afirmar que o trabalho em saúde busca contemplar a busca pela integralidade. Os caminhos da construção de conhecimento, apontam para uma formação comprometida com a mudança de paradigma na saúde, contribuindo para a construção da intersetorialidade e integralidade na formação e na consolidação do SUS.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectCurrículo integradopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectResidênciapt_BR
dc.titleA formação de si e o processo de construção de conhecimento : análise da experiência do currículo integradopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892960pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdept_BR


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