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dc.contributor.advisorFajardo, Ananyr Portopt_BR
dc.contributor.authorPadilha, Jane Iândora Heringerpt_BR
dc.date.accessioned2013-07-20T01:46:43Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/76045pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada para compor o trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços da Saúde, promovido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Grupo Hospitalar Conceição e a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. O objetivo da investigação desenvolvida foi analisar as concepções que os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, Porto Alegre/RS, têm sobre interdisciplinaridade. A intenção foi levantar questões para possibilitar a preparação dos profissionais desta instituição para a implantação do projeto de Residência Multiprofissional em Saúde. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário sobre interdisciplinaridade e as respostas às questões foram analisadas conforme o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). A partir desta análise foram levantadas cinco categorias: 1) Ações de envolvimento coletivo; 2) Postura profissional; 3) Motivações individuais; 4) Dispositivos institucionais; 5) Perfil da unidade e dos usuários. Para analisar como acontece a interdisciplinaridade é necessário considerar o contexto (unidade/ instituição) no qual ela ocorre, os sujeitos envolvidos (profissionais e usuários) e as relações intersubjetivas (equipes). Estes fatores possibilitam ou dificultam a efetivação de práticas interdisciplinares. A Residência Multiprofissional em Saúde pode colaborar impulsionando a reflexão sobre as práticas de trabalho e fortalecendo as ações interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractThis research was conducted to compose the final paper of the Specialization Course in Pedagogical Practices for Education in Health Services (UFRGS, GHC and ESP). The objective of this work was to analyze the conceptions that professionals in the Pediatric Intensive Care Unit of Presidente Vargas Children Hospital, Porto Alegre/RS, have about interdisciplinarity. The intention was to raise questions to enable the training of professionals who work in the institution for the implementation of the Integrated Multidisciplinary Residency in Health Program. For the data collection, a questionnaire on interdisciplinarity was applied and the answers to the questions were analyzed according to the method of Content Analysis (BARDIN, 1979). From this analysis, five categories were raised: 1) Actions of collective involvement; 2) Professional attitude; 3) Individual motivations; 4) Institutional arrangements; 5) Institution and users’ profile.To analyze as interdisciplinarity takes place it is necessary to consider the context (unit/institution) in which it occurs, the subjects involved (professionals and users) and the intersubjective relations (teams). These factors may enable or hinder the implementation of interdisciplinary practices. The Integrated Multidisciplinary Residency in Health may collaborate in boosting the reflection on work practices and strengthening interdisciplinary actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPediatric ICUen
dc.subjectResidênciapt_BR
dc.subjectIntegrated multidisciplinary health residency programen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleConcepções dos profissionais de uma UTI pediátrica sobre interdisciplinaridade na perspectiva de implantação de um programa de residencia multiprofissional em saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000892966pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdept_BR


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