(Im)permanência de estudantes trabalhadores : um estudo de caso numa escola do Vale do Sinos
View/ Open
Date
2012Author
Advisor
Academic level
Specialization
Title alternative
(Im) student workers stay a case study in a valley school bells
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Através deste trabalho de conclusão de curso, procurei entender as causas da exclusão da escola, em um município do Vale dos Sinos. A exclusão da escola me incomoda por saber que, ao serem privados do acesso a uma formação de qualidade, o educando reduz suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Rummert (Rummert. 2005 p.118a) escreve sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos, enquanto geradora de sonhos, esperanças de “alcançar um nível melhor perante a sociedade”, de ...
Através deste trabalho de conclusão de curso, procurei entender as causas da exclusão da escola, em um município do Vale dos Sinos. A exclusão da escola me incomoda por saber que, ao serem privados do acesso a uma formação de qualidade, o educando reduz suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Rummert (Rummert. 2005 p.118a) escreve sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos, enquanto geradora de sonhos, esperanças de “alcançar um nível melhor perante a sociedade”, de tornar-se um “exemplo da família”. Com a exclusão da escola, esses sonhos são interrompidos e algumas vezes nunca mais retomados. A opção pela pesquisa qualitativa, feita com o método de estudo de caso, com técnica de entrevista semiestruturada, junto a professores e alunos, foi a maneira encontrada para tentar compreender esse tema complexo que permite várias hipóteses para uma mesma situação-problema. Com a retrospectiva da educação de jovens e adultos no Brasil, contextualizo o trabalho de pesquisa e pretendo mostrar os desencontros no que se refere à educação brasileira que, segundo minhas observações, ainda não tem uma identidade própria; pelo contrário, varia de acordo com os interesses de quem detém o poder político em determinado momento. Após a coleta dos dados, confirmou-se a hipótese de que não há uma única causa para a exclusão; ela começa como exclusão na escola, quando não se percebem as dificuldades de aprendizagem, as quais podem ter diferentes causas e precisam ser identificadas isoladamente. O aluno que já possui uma defasagem de ensino/aprendizagem pode optar pela Educação de Jovens e Adultos; porém, como dificilmente os problemas de aprendizagem se resolvem sozinhos, a partir do momento em que esses alunos somam, a esse problema inicial, oito horas de trabalho, algum envolvimento com jogos ou drogas, atenção à casa e à família, a cultura de não valorização da escola, a tendência à exclusão da escola aumentam muito. ...
Abstract
Through this work of completion, I tried to understand the causes of exclusion from school, a municipality in the Valley of the Bells. The exclusion from school bothers me to know that when they are deprived of access to quality education, the student reduces their chances of personal and professional growth. Rummert (Rummert. p.118a 2005) writes about the importance of Youth and Adults, as a generator of dreams, hopes "to achieve a better level in society," to become an "example of the family. ...
Through this work of completion, I tried to understand the causes of exclusion from school, a municipality in the Valley of the Bells. The exclusion from school bothers me to know that when they are deprived of access to quality education, the student reduces their chances of personal and professional growth. Rummert (Rummert. p.118a 2005) writes about the importance of Youth and Adults, as a generator of dreams, hopes "to achieve a better level in society," to become an "example of the family." With the exclusion from school, those dreams are interrupted and sometimes never resumed. The choice of qualitative research, done with the method of case study, with semi-structured interview technique, with teachers and students, was found the way to try to understand this complex subject that allows multiple hypotheses for a given problem situation. With the hindsight of youth and adults in Brazil, I contextualize the research and want to show the inconsistencies with regard to Brazilian education which, according to my observations, does not have its own identity, but rather varies with the interests of those who hold political power at any given time. After collecting the data, confirmed the hypothesis that there is no single cause for exclusion, it begins as exclusion from school, when you do not realize the difficulties of learning, which may have different causes and need to be identified separately. The student who already has a lag of teaching / learning can opt for Youth and Adults, however, as difficult learning problems are solved alone, from the time these students add to this initial problem, eight hours work, games or any involvement with drugs, attention to home and family, the culture of not valuing school and school exclusion tendency to increase much. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License