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dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorDias, Cristiano de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-20T01:43:55Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72634pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar Projetos Político Pedagógicos (PPP) de algumas escolas que oferecem EJA como modalidade de ensino na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O PPP é uma construção humana e, por isso, possui historicidade, articulando saberes e propondo caminhos para uma educação com maior qualidade. Como não há Educação neutra, o PPP carrega em si propostas de compreensão da realidade e deve conter elementos que apontem, numa perspectiva progressista de educação, para uma possível e necessária superação do sistema-capital. O capitalismo é o sistema sócio-econômico hegemônico desde a Era das Revoluções, na virada do século XVIII para o XIX, baseado na propriedade privada dos meios de produção, e a burguesia, a classe social que melhor se coloca em tal contexto, pois além do controle econômico, possui também grande força política. Nesse sentido, podemos observar a EJA como uma possibilidade de tomada de consciência por parte da classe trabalhadora no intuito de obter sua emancipação a partir de uma proposta educativa com criticidade e que aponte na superação do capitalismo e na construção de uma sociedade igualitária.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectCanoas (RS)pt_BR
dc.titleA EJA na cidade de Canoas : contradições entre teoria e práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000884737pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadept_BR


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