Evasão escolar de alunos da educação de jovens e adultos na zona rural de Viamão
dc.contributor.advisor | Lemos, Mirian Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Calderon, Tanize Fagundes Bitencourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-20T01:43:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72626 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa vinculada ao Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Privados de Liberdade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizada com ex-alunos da escola EMEF Apolinário Alves dos Santos, situada juridicamente em zona rural, na cidade de Viamão. A escolha deste estudo de caso se deu por ser onde exerço minha docência há mais de dez anos e pela minha opção em trabalhar com a pesquisa do/no cotidiano. Para desenvolver esta pesquisa utilizei-me de questionários semi-estruturados aplicados a jovens que se evadiram da EJA no ano anterior e entrevistas no cotidiano, bem como da análise de documentos escolares O objetivo central deste trabalho foi diagnosticar os principais motivos que levam os jovens e adultos da zona rural de Viamão a interromper seus estudos, constituindo o fenômeno da evasão. No decorrer deste trabalho, questiono o conceito de rural, tendo em vista as transformações para o urbano que o contexto, no qual a escola está inserida vem passando,constituindo-se em um meio “rururbano” (GRAZIANO DA SILVA, 1999). São também motivos de questionamento as mudanças que estão ocorrendo com este público e dos valores trazidos por estes novos sujeitos da EJA. Após as análises dos perfis dos educandos e das justificativas do que os levou a não permanência na escola, percebi que os principais motivos que geram a evasão de jovens e adultos se equiparam tanto no meio rural, quanto no urbano ou “rururbano” e que causas especificamente rurais, neste caso, não são mais as únicas razões para afastamento ou evasão. A partir das ressignificações do espaço, enfatizo a adequação do currículo escolar na perspectiva de contemplar aprendizagens que façam sentido para estes educandos. Para tanto, as políticas públicas devem estar atentas a estas transformações no sentido de contribuir com o processo de mudança que tanto se almeja. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Viamão (RS) | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar de alunos da educação de jovens e adultos na zona rural de Viamão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000884017 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em EJA e Privados de Liberdade | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)