Visão dos estudantes do ensino básico sobre o fazer ciência e o cientista
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A concepção de ciência e cientista de estudantes do Ensino Básico foi investigada no trabalho de De Meis et al (1998) em diversos países, e os resultados mostraram que os estudantes demonstram ver os cientistas de maneira estereotipada, predominantemente, como homens trabalhando com vidrarias em laboratório. Com o intuito de verificar se pedagogias inovadoras como as executadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, forma alunos com concepções dif ...
A concepção de ciência e cientista de estudantes do Ensino Básico foi investigada no trabalho de De Meis et al (1998) em diversos países, e os resultados mostraram que os estudantes demonstram ver os cientistas de maneira estereotipada, predominantemente, como homens trabalhando com vidrarias em laboratório. Com o intuito de verificar se pedagogias inovadoras como as executadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, forma alunos com concepções diferentes de ciência e cientista daquelas encontradas nos resultados do trabalho referido, foi realizada uma série de entrevistas na escola. As entrevistas foram aplicadas nos grupos de pesquisa da escola, que são: Unialfas (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Amora II (6º e 7º ano), Pixel (8º e 9º ano e Ensino Médio em Rede (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio). Os resultados mostraram algumas diferenças de um grupo ao outro e alguns padrões de respostas comum à todos. De forma geral, houve poucas diferenças em relação ao trabalho referido. É importante que se pense em um ensino em ciências que aproxime mais os alunos da realidade científica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License