Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Diogo Losch dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Caroline da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2013-06-11T01:47:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72362pt_BR
dc.description.abstractA concepção de ciência e cientista de estudantes do Ensino Básico foi investigada no trabalho de De Meis et al (1998) em diversos países, e os resultados mostraram que os estudantes demonstram ver os cientistas de maneira estereotipada, predominantemente, como homens trabalhando com vidrarias em laboratório. Com o intuito de verificar se pedagogias inovadoras como as executadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, forma alunos com concepções diferentes de ciência e cientista daquelas encontradas nos resultados do trabalho referido, foi realizada uma série de entrevistas na escola. As entrevistas foram aplicadas nos grupos de pesquisa da escola, que são: Unialfas (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Amora II (6º e 7º ano), Pixel (8º e 9º ano e Ensino Médio em Rede (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio). Os resultados mostraram algumas diferenças de um grupo ao outro e alguns padrões de respostas comum à todos. De forma geral, houve poucas diferenças em relação ao trabalho referido. É importante que se pense em um ensino em ciências que aproxime mais os alunos da realidade científica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleVisão dos estudantes do ensino básico sobre o fazer ciência e o cientistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.identifier.nrb000872314pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples