Qualidade do processo de assitência pré-natal na rede pública de saúde do município de Sapiranga/RS
Fecha
2012Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este estudo objetivou verificar a qualidade do atendimento pré-natal ofertado pelo serviço público no município de Sapiranga (RS), segundo os critérios preconizados pelo Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados junto às gestantes, nas sete unidades de saúde em que realizaram atendimento pré-natal através de entrevista, análise dos registros no cartão da gestante e dos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, tota ...
Este estudo objetivou verificar a qualidade do atendimento pré-natal ofertado pelo serviço público no município de Sapiranga (RS), segundo os critérios preconizados pelo Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) do Ministério da Saúde. Os dados foram coletados junto às gestantes, nas sete unidades de saúde em que realizaram atendimento pré-natal através de entrevista, análise dos registros no cartão da gestante e dos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, totalizando amostra de 92 casos. Foi empregado o índice de Kessner para identificar a adequação das consultas ao preconizado. Com relação à qualidade, foram comparados os procedimentos realizados com os preconizados pelo Programa de Humanização no Parto e/ou Manual Técnico de Assistência Pré-natal do Ministério da Saúde, assim como a percepção da usuária quanto ao tempo na sala de espera, disponibilidade de agenda da unidade sanitária, localização e expectativa quanto ao atendimento médico e recepção. Receberam percentuais elevados de satisfação a expectativa quanto ao atendimento na recepção da unidade de saúde (98,9%) e do atendimento médico (94,5%) e de insatisfação os de tempo de espera antes da consulta (62%) e localização da unidade sanitária (76%). Quanto a assistência pré-natal, o inicio da assistência foi considerada inadequada para 2,1% das gestantes e o numero de consultas para 44,5%; 46,7% cumpriram os parâmetros quanto a solicitação de exames complementares e em 56,5% houve registro completo dos procedimentos clínico-obstétricos realizados. Em síntese, verificou-se a necessidade de qualificação e engajamento da equipe multiprofissional para que todos os critérios preconizados pelo PHPN sejam cumpridos, ficando a cargo dos gestores a elaboração de estratégias com a finalidade de cumprir as orientações do Ministério da Saúde. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (3537)
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