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dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPegoraro, Anna Brandalisept_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72008pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se constitui em um estudo sobre as contribuições da Literatura Infantil no processo de aprendizagem da criança de cinco anos, baseado no estágio desenvolvido com Educação Infantil em uma escola da rede municipal de Terra de Areia. Tem como tema a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Dentre os objetivos principais deste trabalho, destacamos: compreender a influência da literatura infantil na criança através da contextualização, tornando-a mais próxima do mundo que a cerca; destacar a importância do contato com livros desde o início da escolarização; reconhecer a importância da narrativa e da visualidade como produtoras de conhecimentos. Os dados utilizados para o desenvolvimento desse estudo basearam-se na contação de histórias na Educação Infantil, realizadas durante a experiência do estágio. A pesquisa bibliográfica embasou os aspectos em que a literatura infantil contribuiu no processo cognitivo, bem como os ensinamentos que buscam entender a criança dentro da sua faixa etária. Com os dados e pesquisa bibliográfica construí esse estudo que é qualitativo, buscando compreender as atividades do estágio em diálogo com a teoria. Construí uma retomada do processo histórico da Literatura na formação da criança para então falar da importância que tem uma boa contação de história no desenvolvimento infantil. A necessidade da escolha de material adequado, da entonação de voz, da expressão do narrador foram alguns dos pontos citados, bem como a necessidade do professor planejar a sua aula e conhecer a história que vai ser contada, para que consiga atingir os objetivos previamente propostos. A importância de contar histórias também se dá na necessidade que a criança tem de mágica e de imaginação que foi abordada no presente trabalho, como estratégia para aprendizagem. Podemos perceber através deste estudo embasado nas leituras de Piaget, Vygotsky, Nelly Novaes Coelho, entre outros, como uma aula, utilizando a contação de história, contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança à medida que colabora com a sua aprendizagem no âmbito social e também através do imaginário na construção e reconstrução da sua realidade. A contação de história pode ser vista como uma prática do educador, trazendo a possibilidade de organizar a realidade da criança, entender assuntos diversos e proporcionar a interação com o meio.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleContribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança de 5 anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880917pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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