Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorPegoraro, Claudete Lourdes Brandalisept_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:14Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/72007pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema central “O lúdico no desenvolvimento e aprendizagem da criança de quatro anos”. Surgiu das aulas desenvolvidas na prática de Estágio, realizada numa Escola Municipal de Educação Infantil em Terra de Areia, com alunos do Jardim I, crianças de quatro anos, objetivando refletir sobre a prática pedagógica apoiada em atividades lúdicas. Como o lúdico contribui na aprendizagem e no desenvolvimento da criança de 4 anos, foi a questão desse estudo. Os referenciais teóricos contribuíram para ampliar a compreensão do lúdico como elemento fundamental na prática pedagógica com crianças, visto que os jogos e brincadeiras são possibilidades que a criança tem de vivenciar experiências relacionadas ao seu ambiente promovendo a interação social e, dessa forma, contribuindo no desenvolvimento integral da criança. É um estudo qualitativo que se baseou em pesquisa bibliográfica apoiada em algumas aulas registradas no relatório do estágio curricular postadas no ambiente virtual pbworks, juntamente com as contribuições das leituras de Piaget, Vygotsky e ideias apresentadas nos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, entre outros. O lúdico é importante na aprendizagem, porque favorece a participação ativa das crianças nos diferentes momentos vivenciados no ambiente escolar. Todavia, é fundamental a atuação do professor possibilitando que, através do lúdico, a criança se desenvolva, aprendendo conteúdos relacionados a sua faixa etária. Entendendo as características das crianças a partir da idade, é possível propor tarefas que sejam adequadas e dinâmicas, compreendendo que o faz de conta é o jeito de evidenciar seu desenvolvimento. Por fim, diria que esse estudo ajudou a compreender melhor a prática no Estágio e conhecer mais sobre o lúdico na Educação Infantil. Brincar como uma necessidade primordial que pode ser dirigida e livre no sentido da autonomia da criança, proposta a partir do que o professor deseja alcançar, compreendendo a criança como um ser singular.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleO lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de 4 anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples