Autoridade na escola : uma relação pedagógica
dc.contributor.advisor | Gil, Carmem Zeli de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Bauer, Maria Cristina Galimberti de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-28T01:45:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/72004 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo sobre o conceito de autoridade e como essa é construída pelo professor no dia a dia de sala de aula. Originou-se da necessidade de compreender as relações, algumas vezes, conflituosas e desgastantes entre professor e aluno e a constatação que a autoridade não é mais dada pela tradição como há algum tempo atrás, mas construída a cada momento. Os principais objetivos foram compreender a importância da autoridade do professor na sala de aula da Educação Infantil, identificar os aspectos relacionados na construção dessa autoridade e refletir sobre essa relação em tempos difíceis entre professores e alunos. Para compreender melhor este assunto, busquei embasamento teórico em vários autores, entre eles: Paulo Freire que reflete sobre a generosidade e a segurança que o professor deve estar revestido para garantir qualidade à sua autoridade. François Dubet deixa claro a importância da relação afetiva na construção da autoridade e consequente sucesso no trabalho pedagógico. Yves La Taille defende que ter autoridade necessita saber algo sobre um determinado assunto, quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Ana Carita e Graça Fernandes afirmam que o desgaste de energia do professor para resolver conflitos impede um melhor aproveitamento no campo do ensino e da aprendizagem. Este estudo consistiu-se numa pesquisa qualitativa, resultante da reflexão de parte da experiência no Estágio do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os dados foram construídos a partir das observações em sala de aula, trazendo situações que foram registradas no Diário de Bordo do pbworks do estágio, no blog Portifólio de Aprendizagens e no Relatório de Estágio. Ao realizar este estudo entendi a importância da autoridade do professor para a construção da autonomia do aluno. O autoritarismo está geralmente ligado ao respeito e a obediência das regras de maneira imposta, sob coação. A autoridade também diz respeito às regras, mas ela acontece quando se tem a capacidade de transmitir credibilidade sem ser preciso persuadir ou ameaçar para que realizem o que é pedido. Para ser uma autoridade o professor ou adulto responsável pela criança devem procurar o autoconhecimento, a segurança e a firmeza em seus atos, carinho e respeito pelo outro, no caso a criança e acreditar que ela é capaz de aprender, ou seja, devem ocupar seu papel de saber conduzir certas situações nas quais as crianças precisam aprender valores, condutas e práticas que só irão adquirir se forem iniciadas pelo adulto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autoridade | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Autoridade na escola : uma relação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880905 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)