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dc.contributor.advisorAvila, Ivany Souzapt_BR
dc.contributor.authorScheffer, Cristiane Sebastiãopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71999pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco central a literatura no contexto da educação infantil. Procura demonstrar a importância das histórias e suas influências no gosto pela leitura, tendo como objetivo refletir sobre a importância da contação de histórias e do contato com o livro infantil, desde o nascimento para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. Para esclarecer estas questões buscou-se o embasamento teórico de Abramovich, Cunha, Jardim, Kaercher, Martins, Proença, Ziegler, Zilberman. Os estudos apoiaram-se na realização da prática pedagógica do estágio, desenvolvida com uma turma de pré um, com alunos entre quatro e cinco anos, de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino na cidade de Três Cachoeiras. Os dados foram coletados nos registros decorrentes das reflexões diárias no pbworks do estágio e semanais no portfólio de aprendizagens. Além disso, foram analisadas as respostas dos pais das crianças a um questionário acerca do tema em estudo. Pode-se caracterizar este trabalho, como uma investigação do tipo descritivo com abordagem qualitativa e bibliográfica. A mesma enquadra-se no tipo descritiva, pois procura descrever de que maneira acontece a contação de histórias na educação infantil, a literatura infantil nesta fase e de como elas podem ser trabalhadas para se tornarem um hábito prazeroso. Caracteriza-se por ser qualitativa, pois tratou de encontrar a maneira que educadores e pais contribuem para a formação de indivíduos leitores,com análise dos dados,sem quantificá-los.Evidencia-se como bibliográfica, pois se buscou o conhecimento teórico baseado em autores que escreveram sobre a temática em foco. A literatura e, mais especificamente, a contação de histórias, exerce grande influência no desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança. A leitura deve começar a ser sugerida ao indivíduo o mais cedo possível, por isso, a casa, a família, os pais são os primeiros incentivos à criança. Toda história contada ou lida, é uma experiência nova para a criança, o amor pelos livros não é coisa que apareça de repente. É preciso ajudar a criança a descobrir o que eles lhe podem oferecer. Concluindo-se a partir daí, que conviver com a literatura infantil é viajar pelo mundo dos livros e da imaginação, logo é ter despertado o desejo de querer saber mais, de desvendar outros mundos através das histórias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.titleA literatura no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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