Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil
dc.contributor.advisor | Avila, Ivany Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Hahn, Elenice Pereira Mittmann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-28T01:45:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71998 | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata este trabalho sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e também dos efeitos do brincar nos processos de interação e de aprendizagem, entre as crianças nos espaços de Educação Infantil. Brincar é para a criança um momento mágico e o brinquedo, um mediador, que permite a ela testar situações da vida real ao seu nível, sem riscos e sob controle, desperta a curiosidade, a criatividade, exercita a inteligência, permite a invenção, a imaginação. O brinquedo propõe à criança um mundo do tamanho de sua compreensão. Além disso, o brinquedo deve ter uma dimensão social, onde as pessoas se encontram e aprendam numa situação de igualdade e respeito mútuos. Brincando a criança alimenta a sua vida, liberando assim sua capacidade de criar e de reinventar o mundo, e a busca do saber torna-se importante e prazerosa. Educar é um ato de coragem e ousadia. Precisamos (re) descobrir e (re) construir em nós mesmos o gosto do lúdico. A brincadeira é um espaço social, privilegiado de interação infantil e de formação da criança como sujeito humano. A criança de hoje anseia por um modelo de ensino diferente do atual que a afasta de sua principal atividade: o brincar, principalmente com seus colegas, e esse parece ser o segredo de uma infância feliz.O trabalho fundamentou-se em teóricos como Euclides Redin, Piaget,Vigostky, Wallon,Tania Fortuna, os quais me ajudaram a estabelecer um diálogo entre a teoria e a minha prática. Assim, partindo da análise da minha prática pedagógica, mediada pelo referencial teórico que mencionei, construí minha pesquisa que teve um caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso, pois me detive na análise dos registros em meus planejamentos e reflexões, nas observações e conclusões das conversas, atividades desenvolvidas, rotinas diárias na escola campo de estágio.Com base nos estudos e nas questões norteadoras levantadas, nos estudos teóricos constata-se que o brincar é fator didático altamente importante no processo ensino e de aprendizagem, pois auxilia no desenvolvimento da autonomia, solidariedade, limites auto-estima e efetividade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880861 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)