Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorKolling, Zilá Reginapt_BR
dc.date.accessioned2013-05-28T01:45:03Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71974pt_BR
dc.description.abstractAs Relações entre Escola e Família constituem o tema abordado nesse trabalho, como resultado de vivências durante a prática de estágio realizada em uma escola da rede municipal de Taquara. Estabelecido o objetivo geral de analisar algumas visões que permeiam essas relações, de parte a parte e quais idéias encontram-se subjacentes, sustentando-as, utilizou-se como referenciais teóricos principais Fernando Beker, explicitando a teoria construtivista, embasada em Jean Piaget, tentando responder o objetivo de como se dá a produção do conhecimento pelas crianças dos anos iniciais. Philipe Áries e Friedrich Engels desenvolveram, na perspectiva histórica e sociológica, as transformações das visões de família desde o século XVI até o momento, atendendo o objetivo de compreender as novas configurações familiares. Júlia Varela e Fernando Alvarez discorreram sobre o desenvolvimento da escola através da história, com suas implicações econômicas e sociais, respondendo ao objetivo de entender como a escola se relaciona com as crianças e suas famílias, e, Vitor Henrique Paro, examina os fatores que estão implicados na construção de um espaço escolar democrático abordando o objetivo de apontar dificuldades que impedem aproximações e possíveis soluções para esses impasses. Marilena Chauí e Carlos Rodrigues Brandão contribuíram para enfatizar pontos de vista de outros autores. Os referidos autores apresentaram conceitos que permitiram o embasamento das constatações de como se produzem dificuldades de aproximação entre escola e família e suas consequências no aprendizado por parte dos educandos de anos iniciais. Para isso, julgou-se conveniente relacionar as falas dos autores com as relações sociais e econômicas presentes na vida da comunidade situada no entorno da escola. Tomando-se em conta a preponderância do papel da escola na tentativa de uma aproximação com resultados positivos para todos os envolvidos, apontam-se algumas estratégias práticas que passam pela democratização do espaço escolar. A não participação da família em todas as áreas da vida da escola, o medo da escola em abrir-se a essa participação, desqualificando-a, interferem nas aprendizagens das crianças de forma negativa. A metodologia empregada para a coleta dos dados foi o apontamento do que ocorreu a partir das vivências geradoras de observações em meio aos alunos, funcionários, outros docentes, direção e pais de crianças, dentro do ambiente escolar e algumas vezes em visitas a casas de alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe Relationship between School and Family are the subjects addressed in this work as a result of experiences during the practice stage held in a school in the municipal Taquara. Established to analyze some views that permeate these relationships on both sides and what ideas are behind it, behind them was used as the main theoretical Fernando Beker, highlighting the constructivist theory, based on Jean Piaget, trying to answer order of how it is the production of knowledge by children from early years. Philippe Aries and Friedrich Engels, developed in historical and sociological perspective, the transformation of visions of the family since the sixteenth century until now, given the goal of understanding the new family configurations. Julia Varela and Fernando Alvarez talk about school development through history, with its economic and social implications, answering the purpose of understanding how the school relates to children and their families, and Paro Vitor Henrique, examines the factors that are involved in building a democratic school environment by addressing the objective of identifying problems that impede approaches and possible solutions to these dilemmas. Marilena Chauí, and Carlos Rodrigues Brandão contributed to emphasize the views of other authors. These authors presented concepts that led to the basement of findings as they occur difficulties in approach between school and family and their consequences on learning by the students of earlier years. To this end, it was deemed appropriate to link the lines the author's present economic and social relations in the community located around the school. Taking into account the preponderance of the role of schools in an attempt to approach with positive results for everyone involved, pointed out some practical strategies that go through the democratization of school space. The non-participation of the family in all areas of school life, fear of school open to such participation, disqualifying her, intervene with the learning of children in a negative way. The methodology used to collect empirical data was because it occurred from the experiences that generate comments in the midst of students, staff, other teachers, directors and parents of children within the school environment and sometimes visits the homes of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectSchool and familyen
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectProdução do conhecimentopt_BR
dc.subjectDemocratization of school spaceen
dc.titleRelação escola e família : potencializando a produção do conhecimento dos educandos nos anos Iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880466pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples