O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Tubino, Lidiane Dias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71912 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é composto por questões que envolvem a prática pedagógica numa perspectiva lúdica, como forma de motivar e auxiliar os alunos da quarta série do ensino fundamental, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, ressalto nos escritos, a importância de chamar a atenção dos alunos para a fase da infância como forma de evitar que as crianças “adulteçam” cedo demais, o que é cada vez mais comum nos dias de hoje. Poderá ser relevante ainda para que os professores das séries iniciais repensem suas práticas, a fim de aproximar seus alunos dos interesses de suas faixas etárias, permitindo assim o resgate da infância como forma de valorizar o ambiente lúdico. Para fundamentar teoricamente este trabalho tive como referências alguns teóricos da Educação. Dentre eles cito: Benjaminn (1994) e Louro (2008) que nos trazem um pouco do contexto histórico do brincar; Brougére (2001), Fortuna (2001 e 2006), Negrine (1994) e Friedmann (1996) que nos mostram as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças; Kisnhimoto (1984, 2002 e 2006) e seus colaboradores contribuem com suas pesquisas sobre como é visto o jogo, o brinquedo e a brincadeira nas construções sociais, e as contribuições destes para a educação; Machado (1998) remete às questões do lúdico ao imaginário das crianças, transformando assim suas realidades; Moylles (2002 e 2006) demonstra a influência da mídia e dos adultos na infância e atitudes de preconceito com relação ao brincar; Por fim, destaco o pensamento de Santin (1999 e 2001) que nos fala sobre suas pesquisas com relação aos significados da palavra lúdico e a importância disso para as crianças e Postmann (1999) nos apresenta suas contribuições com relação aos estudos realizados acerca dos diversos papéis desempenhados pelas crianças na sociedade em meio às desigualdades sociais. Sendo assim, a maioria dos pesquisadores aqui mencionados apresentam em comum a idéia de que o brincar, o jogo e os brinquedos podem mudar de acordo com os contextos sociais. Também abordam a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Com esse trabalho é possível perceber a importância de se levar o lúdico para a sala de aula, auxiliando as crianças de forma prazerosa na construção do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades necessárias para processo de ensino e aprendizagem, além de valorizar a infância e seu fundamento no brincar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Segundo ciclo | pt_BR |
dc.title | O lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880442 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)