Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorTubino, Lidiane Diaspt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71912pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é composto por questões que envolvem a prática pedagógica numa perspectiva lúdica, como forma de motivar e auxiliar os alunos da quarta série do ensino fundamental, no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, ressalto nos escritos, a importância de chamar a atenção dos alunos para a fase da infância como forma de evitar que as crianças “adulteçam” cedo demais, o que é cada vez mais comum nos dias de hoje. Poderá ser relevante ainda para que os professores das séries iniciais repensem suas práticas, a fim de aproximar seus alunos dos interesses de suas faixas etárias, permitindo assim o resgate da infância como forma de valorizar o ambiente lúdico. Para fundamentar teoricamente este trabalho tive como referências alguns teóricos da Educação. Dentre eles cito: Benjaminn (1994) e Louro (2008) que nos trazem um pouco do contexto histórico do brincar; Brougére (2001), Fortuna (2001 e 2006), Negrine (1994) e Friedmann (1996) que nos mostram as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças; Kisnhimoto (1984, 2002 e 2006) e seus colaboradores contribuem com suas pesquisas sobre como é visto o jogo, o brinquedo e a brincadeira nas construções sociais, e as contribuições destes para a educação; Machado (1998) remete às questões do lúdico ao imaginário das crianças, transformando assim suas realidades; Moylles (2002 e 2006) demonstra a influência da mídia e dos adultos na infância e atitudes de preconceito com relação ao brincar; Por fim, destaco o pensamento de Santin (1999 e 2001) que nos fala sobre suas pesquisas com relação aos significados da palavra lúdico e a importância disso para as crianças e Postmann (1999) nos apresenta suas contribuições com relação aos estudos realizados acerca dos diversos papéis desempenhados pelas crianças na sociedade em meio às desigualdades sociais. Sendo assim, a maioria dos pesquisadores aqui mencionados apresentam em comum a idéia de que o brincar, o jogo e os brinquedos podem mudar de acordo com os contextos sociais. Também abordam a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano como um todo. Com esse trabalho é possível perceber a importância de se levar o lúdico para a sala de aula, auxiliando as crianças de forma prazerosa na construção do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades necessárias para processo de ensino e aprendizagem, além de valorizar a infância e seu fundamento no brincar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSegundo ciclopt_BR
dc.titleO lúdico na sala de aula : problematizações da prática docente na 4ª série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880442pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples