Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula
dc.contributor.advisor | Slomp, Paulo Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Ione | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71911 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma a cooperação em sala de aula e o respeito podem auxiliar na aprendizagem em uma turma de quarta série do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de ensino do município de Gravataí. Busca-se compreender o conceito de cooperação e de respeito mútuo a partir do referencial teórico que baseia-se em Paulo Freire, Jean Piaget, Humberto Maturana e José Carlos Libânio; apresentar possíveis relações entre as atitudes de cooperação e a presença do respeito mútuo em sala de aula com a construção do processo de aprendizagem por parte do aluno; a partir do estudo de caso da turma, destacar dinâmicas da sala de aula que propiciam as atitudes de cooperação e de desenvolvimento do respeito mútuo no grupo. A pesquisa desenvolvida teve uma abordagem qualitativa e foi utilizado o estudo de caso para desenvolver o presente trabalho. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças do ensino fundamental, em uma turma de quarta série, em uma escola estadual, no município de Gravataí. A análise busca evidenciar dinâmicas e estratégias de intervenção pedagógica que envolvem a cooperação e que buscam desenvolver o respeito entre os alunos em sala de aula, com base no referencial teórico elaborado. A análise também destaca efeitos favorecedores do processo de ensino e aprendizagem a partir da utilização dessas dinâmicas. Um dos efeitos observados foi a satisfação e o envolvimento do grupo de alunos no trabalho desenvolvido ao longo do semestre analisado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Respeito mútuo | pt_BR |
dc.title | Cooperação e respeito mútuo : aprendendo com o outro na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880309 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)