Mostrar el registro sencillo del ítem
Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Kemele, Márcia de Medeiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71900 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão foi construído a partir do estágio de docência realizado numa Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Porto Alegre, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Versa sobre o processo de ensino e aprendizagem através de atividades envolvendo o lúdico, com alunos que em atividades “tradicionais” apresentam muitas dificuldades de aprendizagem. O principal objetivo deste é proporcionar aos educadores uma análise crítica da prática pedagógica, provocando um repensar da postura do professor em sala de aula em relação ao lúdico enquanto um recurso que auxilia a construção da aprendizagem. Através deste trabalho é possível relacionar o lúdico na aprendizagem com o desenvolvimento psicológico dos alunos proporcionando momentos de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. Para embasar este estudo realizei pesquisas entre autores que muito contribuíram com este tema, dentre eles, Piaget (1978), Vygotsky (1994), Neusa Sá (2004) e Tânia Fortuna (2000). Os espaços construídos em sala de aula muitas vezes provocam em alguns alunos um sentimento de cobrança, o que pode acarretar insegurança, desmotivação e por fim problemas no processo de ensino e aprendizagem. Por este motivo tenho observado a postura de determinados alunos quando a atividade envolve o lúdico. Para estes alunos o que seria impossível em atividades tradicionais, é extremamente aceitável em atividades envolvendo esta forma de ensinar. O estudo realizado neste trabalho aponta para como o professor pode interferir neste processo para oportunizar ao aluno momentos enriquecedores na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Despertar e aprender - o lúdico promovendo a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880440 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)