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dc.contributor.advisorDella Libera, Aline Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Selva Luzia Benites dept_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71894pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido tendo como referência observações e reflexões sobre a prática pedagógica que foram feitas durante o ano letivo de 2010, tendo seu início no estágio curricular obrigatório realizado na EMEF. Heitor Villa Lobos, com uma turma de A30, que corresponde ao 3º ano do ensino fundamental de nove anos. Seu objetivo foi problematizar a “estimulação” que pode ser oferecida através do uso das tecnologias, na conquista da maturidade infantil, oportunizando que estes alunos consigam superar as dificuldades que um período de transição entre ciclos estabelece e consigam realizar trabalhos mais elaborados com autonomia e criatividade, efetivando, desta forma, aprendizagens significativas. Pouco se têm falado sobre esta transição, em que a criança precisa superar limites e conviver com novas “regras”. Uma destas trata-se certamente da transição entre ciclos, pois a cada novo ciclo será exigido um desenvolvimento e posturas apropriadas para as especificações do trabalho a ser realizado. Encontramos teóricos que tratam da passagem da Educação Infantil para os Anos Iniciais (CUBERES, 1997), mas muitas vezes estes conflitos podem se estender até os anos finais do I Ciclo e sobre isto, pouco foi encontrado. Com Vygotsky (1998) através de conceitos como Zona de Desenvolvimento Proximal, salientamos a importância “do outro” na aprendizagem, e com Aragon (1998) fundamentamos nossas idéias sobre as TICs na Educação. Sabemos que diferentes transições acarretam expectativas e inseguranças tendo em vista o desconhecido e as possíveis perdas que podem ocorrer. Pensamos que algumas habilidades são fundamentais, por exemplo, na mudança do primeiro para o segundo ciclo como: mais concentração, silêncio e organização, porém, não consideramos que estas excluam o lúdico e a necessidade de brincar presente nas crianças. Procuro, com deste trabalho, propor que o uso adequado das tecnologias podem ser um facilitador para estes avanços, desde que o professor esteja preparado para este trabalho e sua prática vinculada a um planejamento que respeite o lúdico tão presente na vida dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectAmbiente computacionalpt_BR
dc.subjectCiclo básicopt_BR
dc.titleProjetos de trabalho no ambiente informatizado contribuindo no processo de transição entre ciclos numa escola municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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