O lúdico no desenvolvimento dos saberes e na construção do conhecimento
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho aborda a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança e a aprendizagem, pelo fato de a brincadeira e os jogos serem de fundamental importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, especialmente nas Séries Iniciais, uma vez que os jogos e as brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Aborda-se neste TCC, também, a dificuldade dos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em utilizarem o desenvolvimento l ...
Este trabalho aborda a importância da ludicidade para o desenvolvimento da criança e a aprendizagem, pelo fato de a brincadeira e os jogos serem de fundamental importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, especialmente nas Séries Iniciais, uma vez que os jogos e as brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Aborda-se neste TCC, também, a dificuldade dos professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em utilizarem o desenvolvimento lúdico da criança nas atividades das experiências pedagógicas. Os professores afirmam que lhes faltam o conhecimento teórico para apoiar sua prática lúdica no cotidiano escolar. Enfatiza-se neste trabalho a necessidade de mudanças nas atitudes pedagógicas, pois é fundamental trabalhar o lúdico na educação, visando à formação de indivíduos capazes de cooperar, de liderar, de viver em grupo e de participar ativamente do seu processo de aprendizagem. Ao final desse estudo, concluiu-se que infelizmente vemos que muitos professores continuam não utilizando as atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem, apesar de as práticas e as experiências descritas neste estudo mostrarem que o lúdico é tão importante para a saúde mental do ser humano que merece atenção dos pais e dos educadores, pois é o espaço para expressão mais genuína do ser, é o espaço e o direito de toda a criança para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos. Na minha experiência docente e durante o meu estágio supervisionado tive a certeza de que estava resgatando nos alunos a busca do prazer em aprender através de atividades mais dinâmicas e lúdicas e os resultados positivos aparecem na avaliação final dos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License