Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular
dc.contributor.advisor | Slomp, Paulo Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Chiavaro, Luiza Amélia Marcico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-24T01:48:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71879 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva realizar um estudo voltado às ações referentes à inclusão escolar de crianças e adolescentes que apresentam o quadro de deficiência mental. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram realizados através de observações, entrevistas, diálogos e estudo de caso de um aluno de uma turma de primeira série do ensino fundamental que apresenta deficiência mental e que a cada dia demonstra que é possível a inclusão no ensino regular, apesar de ser um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. O trabalho aborda o histórico da origem do movimento pela inclusão e a evolução deste processo. Apresenta uma escola que investe em ações unindo posicionamentos de diferentes áreas do conhecimento a fim de promover encontros entre mundos distantes. Expõe os desafios vivenciados, como ocorreu o desenvolvimento das atividades e a metodologia adotada para efetuação das ações. As questões que instigaram a escrita deste trabalho buscaram referenciais teóricos de Thums, Piaget, Maturana, Chalita, Durkheim, Cury, Domann, Fierro, Tezzari, Baptista e outros autores de Programa de Educação Inclusiva (MEC), de Acervos Complementares às áreas do conhecimento e Saberes e Práticas da Inclusão (MEC). É um desafio impar que exige astúcia, ânimo e coragem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiente mental | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.title | Entendendo a inclusão do deficiente mental na escola regular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000880300 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)