Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlomp, Paulo Franciscopt_BR
dc.contributor.authorBitelle, Maria Pintopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-24T01:48:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71878pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar sobre a tecnologia como perspectiva de inclusão na era digital de uma escola situada na periferia de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Vivemos em um mundo onde a sociedade está em constante transformação provocada por avanços tecnológicos. A escola não pode ficar de fora dessas transformações, pois é através dela que os alunos poderão ter uma perspectiva de desenvolver sua cidadania de forma plena. Surge a pergunta a ser respondida: “Quais os efeitos do uso de Tecnologia em uma escola da periferia? Com as palavras de José Manuel Moran e Paulo Freire este estudo foi sendo embasado. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, onde as ações dos sujeitos envolvidos no processo foram analisadas de maneira crítica-reflexiva. Com observações do cotidiano dos alunos no ambiente de informática e questionários respondidos por estes e professores. Com este estudo refletimos os primeiros passos dados no caminho da inclusão digital da escola, pressupondo um futuro com melhores condições para os beneficiários deste processo, que são os alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as objective to investigate on the technology as perspective of inclusion in the digital age of a situated school in the periphery of a city of the region metropolitan of Porto Alegre. We live in a world where the society is in constant transformation provoked for technological advances. The school cannot be of is of these transformations, therefore it is through it that the pupils will be able to have a perspective to develop its citizenship of full form. The question appears to be answered: “Which the effect of the use of Technology in a school of the periphery? With the words of Jose Manuel Moran and Pablo Freire this study he was being based. We develop a research of qualitative matrix, where the actions of the involved citizens in the process had been analyzed in critical-reflexiva way. With comments of daily of the pupils in the environment of computer science and the questionnaires answered for these and professors. With this study we reflect the first steps given in the way of the digital inclusion of the school, estimating a future with better conditions for the beneficiaries of this process, who are the pupils.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectDigital inclusionen
dc.subjectSchool of peripheryen
dc.titleA tecnologia como perspectiva : nossa escola no caminho da inclusão digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000880295pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples