Inovações pedagógicas através das tecnologias de informação e comunicação : desafios em uma escola da grande Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no q ...
Este trabalho tem como tema principal as tecnologias em sua relação com a aprendizagem escolar. Além de fazer uma breve explanação sobre os benefícios do uso das tecnologias na vida cotidiana, averigua a introdução de inovações tecnológicas no campo da educação, contemplando as dificuldades que uma escola encontra em incluí-las em sua proposta pedagógica. Finalmente, investiga sobre a situação em que se encontram os professores de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre no que se refere a sua formação para agregar o computador e a internet em sua prática docente. Para esclarecer estas questões buscamos vários referenciais teóricos como Freire, Gardner, Thornburg, Esteve, Kampff e Morin. Os principais objetivos deste trabalho são conhecer como as novas tecnologias estão sendo inseridas, no contexto dessa escola e como é ou será o papel do professor ao trabalhar com esta ferramenta, avaliando se esta inserção traz benefícios à aprendizagem do aluno. A pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso, apoiou-se na elaboração de um questionário dirigido às professoras, gestoras e supervisoras da escola. A partir dos dados coletados, foi possível observar um paradoxo na escola: a resistência por parte dos professores com mais anos de magistério em incluir as inovações pedagógicas e, por parte dos demais professores, uma consciência da necessidade desta inclusão tecnológica em sua prática. Porém sentem-se inseguros diante desta novidade e em como inseri-la em seu planejamento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License