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dc.contributor.advisorDasso Júnior, Aragon Éricopt_BR
dc.contributor.authorPautz, Simonept_BR
dc.date.accessioned2013-05-22T01:47:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71770pt_BR
dc.description.abstractO trânsito é um grande palco das relações sociais, que precisa, urgentemente, de atitudes que visem uma melhor convivência do indivíduo em sociedade para reduzir os índices de acidentabilidade. A educação é fator preponderante na mudança de comportamentos inadequados. O Código de Trânsito Brasileiro no capítulo VI do Artigo 74 a 79 estabelece que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. Assim essa educação foi proposta para fazer parte do ensino de uma forma transversal, mas esta transversalidade ainda encontra dificuldades de adaptação, por resistência ou falta de compromisso das partes responsáveis. Nesse sentido, chega-se à seguinte questão: Quais foram as medidas adotadas na educação para o trânsito no município de Panambi (RS) e como essas políticas públicas contribuíram na redução dos índices de acidentes de trânsito? Para isso, foram avaliadas as políticas existentes no município na área da educação para o trânsito, bem como foram levantados dados de acidentes de trânsito, objetivando identificar as causas que levam os motoristas a infringir as leis estabelecidas no Código e assim, propor ações que podem melhorar essa situação. A metodologia usada consiste em uma pesquisa documental e de campo com abordagem qualitativa, a qual serviu como fonte para esclarecer e refletir a importância do tema em discussão. Levantou-se, dados de acidentes de trânsito coletados no Departamento Municipal de Trânsito, na Brigada Militar do município de Panambi (RS) e na Polícia Rodoviária Federal de Ijuí (RS) que tem circunscrição da BR 158 e da BR 285, num período aproximado de quadro anos. Foram também coletados dados em 09 escolas do município, que teve como público alvo os coordenadores pedagógicos, os quais responderam um questionário, conforme os critérios de seleção da pesquisadora. Os resultados mostraram que ainda faltam estratégias permanentes nas escolas para a efetivação da educação para o trânsito, ou seja, a temática é trabalhada de forma isolada, focada nas normas, bem como durante um período muito curto, exemplo a Semana do Trânsito, o que comprova que não existe um trabalho contínuo (sistemático).pt_BR
dc.description.abstractThe traffic is a great performace of social relations. It needs, urgently, of attitudes that to aims a better coexistence of the individual in society to reduce the rates of related injuries. Education is a major factor in changing inappropriate behavions. The Brazilian Traffic Code in chapter VI article 74-79 sets that it is right for all and prior duty is to the components of the National Traffic System. This education was proposed to be part of teaching in a cross, but it still faces difficults of mainstreaming adaptation, it the parties responsible. Therefore, the researcher this work asked the questions. What measures were adapted in education to traffic in the city of Panambi (RS). How did public policies contribute to the reduction in the number of traffic accidents? This work were evaluated the policies that there are in the city in education to transit and informations from traffic accidents. It aims to identify the causes that get the driver to break the laws set in the code and to propose actions that can improve the situation. The methodology used consists in a theorical and pratical research, it served to explain and reflect the importance of the tope in discussion. The numbers of traffic accidents were collected at the municipal office of transit, the Brigade Military of Panambi and Federal Police of Ijuí (RS) that has constituency of BR 158 and of BR 285. The survey was conducted in four years. The author this study in 9 schools of the city, as the selection criteria of the researcher. It had like target audience educational cooordinatiors. They answered a questionnaire. The study showed still miss permanent strategies in the school for offective education for traffic, because it worked in a very short period as in the week traffic. This proves that there isn’t continuous work (systematic).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTrafficen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAccidentsen
dc.titleAvaliação das experiências e perspectivas na educação para o trânsito no município de Panambi (RS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000877319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Municipal UABpt_BR


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