Mostrar el registro sencillo del ítem
Revisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográfico
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Goldschmidt, Cristiano Laerton | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T01:42:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71642 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisador, com amigos de Olga Reverbel, artistas e teóricos, na busca de estimar o que essa pensadora, escritora e professora representa na formação de uma geração de profissionais que atuam na área das artes – na academia ou fora dela – e na formação de um público frequentador de teatro. No total, foram consideradas seis entrevistas: três delas aconteceram em encontros presenciais com os professores Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Alain Brum e com o ator Marcos Breda; e as outras três, com as professoras Vera Lúcia Potthoff da Silva, Ana Mae Barbosa e Sandra Ramalho, foram respondidas por escrito, e enviadas ao pesquisador por e-mail. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nas transcrições, tanto das entrevistas gravadas, como das realizadas por e-mail, as perguntas feitas pelo pesquisador foram suprimidas, e as respostas “costuradas” e editadas em formato de depoimentos. De modo geral, os depoimentos coletados possibilitam refletir sobre diversos aspectos, dentre os quais se destacam: a relação pessoal travada com Reverbel; as lembranças em relação a ela; a importância da sua obra e sua contribuição para o ensino de Arte e de Teatro; e a atualidade dessa contribuição. E tais reflexões realizam-se na perspectiva de autores como Elie Bajard, Fernando Becker, Antônio Damásio, Jorge Larrosa e Marcos Villela Pereira, e de conceitos como narrativa, conhecimento, memória e experiência. Os resultados demonstram que Reverbel goza de respeito e credibilidade para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Não bastasse o fato de ser referência para os artistas que vinham ao estado, que encontravam nela, e em sua casa, um porto seguro, Reverbel era constantemente convidada para palestrar em simpósios, ministrar cursos ou ainda para integrar comissões julgadoras de festivais e mostras de teatro. O trabalho não tem por finalidade concluir o debate acerca da trajetória de Reverbel, visto que ainda há muito a buscar para poder compreender e mensurar a sua importante contribuição para o ensino de Teatro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Acredita-se que o estudo que envolve uma personalidade da sua relevância nunca é conclusivo, pois a sua obra tende a propagar-se para além do tempo e do espaço em que foi concebida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Reverbel, Olga Garcia, 1917-2008 | pt_BR |
dc.title | Revisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000879431 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em pedagogia da arte | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)