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dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorGoldschmidt, Cristiano Laertonpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-17T01:42:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71642pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização tem por objetivo revisitar aspectos da vida e da carreira da professora Olga Garcia Reverbel (São Borja, RS, 1917 – Santa Maria, RS, 2008), precursora do ensino de Teatro na educação escolar no Rio Grande do Sul e uma das teóricas pioneiras no que se refere às relações entre Teatro e Educação no Brasil. A proposta da investigação consiste em reconstituir parte da sua trajetória profissional ligada ao ensino de Teatro, por meio de entrevistas realizadas pelo pesquisador, com amigos de Olga Reverbel, artistas e teóricos, na busca de estimar o que essa pensadora, escritora e professora representa na formação de uma geração de profissionais que atuam na área das artes – na academia ou fora dela – e na formação de um público frequentador de teatro. No total, foram consideradas seis entrevistas: três delas aconteceram em encontros presenciais com os professores Maria Lucia de Souza Barros Pupo, Alain Brum e com o ator Marcos Breda; e as outras três, com as professoras Vera Lúcia Potthoff da Silva, Ana Mae Barbosa e Sandra Ramalho, foram respondidas por escrito, e enviadas ao pesquisador por e-mail. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. Nas transcrições, tanto das entrevistas gravadas, como das realizadas por e-mail, as perguntas feitas pelo pesquisador foram suprimidas, e as respostas “costuradas” e editadas em formato de depoimentos. De modo geral, os depoimentos coletados possibilitam refletir sobre diversos aspectos, dentre os quais se destacam: a relação pessoal travada com Reverbel; as lembranças em relação a ela; a importância da sua obra e sua contribuição para o ensino de Arte e de Teatro; e a atualidade dessa contribuição. E tais reflexões realizam-se na perspectiva de autores como Elie Bajard, Fernando Becker, Antônio Damásio, Jorge Larrosa e Marcos Villela Pereira, e de conceitos como narrativa, conhecimento, memória e experiência. Os resultados demonstram que Reverbel goza de respeito e credibilidade para além das fronteiras do Rio Grande do Sul. Não bastasse o fato de ser referência para os artistas que vinham ao estado, que encontravam nela, e em sua casa, um porto seguro, Reverbel era constantemente convidada para palestrar em simpósios, ministrar cursos ou ainda para integrar comissões julgadoras de festivais e mostras de teatro. O trabalho não tem por finalidade concluir o debate acerca da trajetória de Reverbel, visto que ainda há muito a buscar para poder compreender e mensurar a sua importante contribuição para o ensino de Teatro no Rio Grande do Sul e no Brasil. Acredita-se que o estudo que envolve uma personalidade da sua relevância nunca é conclusivo, pois a sua obra tende a propagar-se para além do tempo e do espaço em que foi concebida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectReverbel, Olga Garcia, 1917-2008pt_BR
dc.titleRevisitando a contribuição pedagógica de Olga Reverbel : dados para um estudo biográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000879431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em pedagogia da artept_BR


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