Formação de espectadores na escola : prática ou utopia
dc.contributor.advisor | Icle, Gilberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Molina, William Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T01:42:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71626 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a formação de espectadores a partir das práticas desenvolvidas por professores em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre. A partir da noção de pedagogia do espectador, de Flávio Desgranges, principalmente, as atividades realizadas por esses profissionais antes e depois da assistência a espetáculos teatrais, são descritas e analisadas, buscando-se estabelecer suas possíveis relações com um processo de formação de espectadores de teatro. Foram ouvidos quatro professores, dois com formação em Língua Portuguesa e dois formados em Teatro, que relataram as experiências que tiveram com seus alunos nas idas ao teatro. Após o estudo e a análise dos depoimentos, constatou-se que a formação de espectadores na escola pode acontecer de maneira mais completa com a presença de um professor de Teatro que, no seu trabalho, é capaz de oferecer aos alunos a prática teatral e, por conseguinte, o reconhecimento da linguagem do Teatro, o que torna o olhar do espectador mais especializado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Espectador | pt_BR |
dc.title | Formação de espectadores na escola : prática ou utopia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000879624 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em pedagogia da arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)