Currículos do sul : sobre possibilidades pedagógico-musicais para o ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Stein, Marilia Raquel Albornoz | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Leandro da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-05-16T01:42:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/71586 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, buscou-se exemplificar e analisar os conteúdos e atividades desenvolvidos na disciplina de educação musical em escolas municipais situadas na zona sul de Porto Alegre / RS. Com base na etimologia da palavra currículo, é sugerida a expressão “currículos” como uma imagética para as diversas possibilidades da educação musical. E, a partir de produções teóricas atuais sobre a temática, os currículos são entendidos como um conjunto de interações que ocorrem nos ambientes escolares. Portanto, compreende-se que, além dos conteúdos e atividades pedagógicas, outros fatores são determinantes e constructos dos currículos. Com base no estudo de caso, foram entrevistados quatro professores, sendo duas mulheres e dois homens, atuantes entre um e seis anos no ensino municipal como professores de música. A partir da análise das falas dos entrevistados, elegeram-se categorias pedagógico-musicais recorrentes, que constituíram a estrutura do presente trabalho. Estas englobam atividades relacionadas à percepção e apreciação musical, execução e criação sonora, literatura e escrita, assim como foram relatadas estratégias e abordagens para a educação musical. Além disso, foram mencionados pelos entrevistados os significados atribuídos à educação musical escolar, sugerindo que aspectos socioculturais, linguísticos e crítico-estéticos estão entre os fundamentos de suas práticas pedagógico-musicais nestes contextos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Ensino público municipal | pt_BR |
dc.title | Currículos do sul : sobre possibilidades pedagógico-musicais para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000879491 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em pedagogia da arte | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)