Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Márcio Silvapt_BR
dc.contributor.authorPrezzi, Celsopt_BR
dc.date.accessioned2013-05-10T10:27:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71370pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretendeu pesquisar a motivação em uma instituição estadual do Rio Grande do Sul de ensino fundamental e médio. Seu objetivo foi analisar o nível de motivação dos servidores da Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini da cidade de Novo Hamburgo (RS). A pesquisa apresenta um referencial teórico sobre motivação no serviço público e faz uma análise do nível de motivação dos servidores da instituição, com base na teoria da hierarquia das necessidades de Maslow. Segundo Maslow, quando uma necessidade de um nível inferior da sua hierarquia é atendida, a próxima torna-se dominante. Os trabalhadores foram analisados segundo os cinco grupos de necessidades apresentados nesta teoria. A metodologia da pesquisa tem característica de estudo de caso, tem caráter qualitativo, descritiva, tendo sido escolhida a aplicação de um questionário como método de coleta de dados. Foram aplicados questionários com frases afirmativas em oito funcionários dos setores de apoio, manutenção e infra-estrutura, para que estes respondessem, concordando ou discordando, seja de forma total ou parcial. Os resultados apontados pela pesquisa não seguiram plenamente aquilo previsto por Maslow, isto é, mesmo que as necessidades de um determinado nível não estavam plenamente satisfeitas, é possível visualizar indicadores positivos em outros. Percebeu-se que os servidores não estão conseguindo satisfazer suas necessidades fisiológicas, pelo fato delas estarem relacionadas diretamente ao salário, e assim buscam a sua motivação na realização das necessidades de níveis superiores da hierarquia de Maslow, e isso vem gerando alterações nos níveis de motivação do grupo.pt_BR
dc.description.abstractThis research claimed to study the motivation in a Rio Grande do Sul state institution of primary and high school. The aim was to analize the motivation level of employees of State School Senador Alberto Pasqualini, at Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. The research presents a theoretical reference about motivation on the public service and analizes the institution employees motivation level, based on Maslow’s hierarchy of needs theory. Acording to Maslow, when a need for a lower level of the hierarchy is provided, the next level becomes dominant. The employees were analyzed according to five groups of needs presented in this theory. The research methodology has characteristics of a case study and it is qualitative and descriptive. It has been chosen the application of a form as a method of data collection. Forms were applied as affirmative sentences on eight employees of support, maintenance and infrastructure staff so that they filled it out by agreeing or disagreeing either total or partial. The results presented in the survey did not follow completely the Maslow’s theory. In other words, even if needs of a certain level were not completely satisfied it can be seen positive indicators in others. It was noticed that the employees are failing in metting their physiological needs, which are directly related to earnings, so that, they seek their motivation in meeting the needs of higher levels of Maslow’s hierarchy and this has been changing the levels of motivation of the group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectNeedsen
dc.subjectMaslowen
dc.titleMotivação no serviço público : um estudo de caso na Escola Estadual Senador Alberto Pasqualini de Novo Hamburgo/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871423pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples