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dc.contributor.advisorCarvalho, Cristina Amelia Pereira dept_BR
dc.contributor.authorMeyer, Claitonpt_BR
dc.date.accessioned2013-05-10T10:27:36Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/71363pt_BR
dc.description.abstractO acesso à prestação de serviço público é direito constitucional do cidadão, bem como o atendimento de seus pleitos de forma célere, justa e impessoal. Em alguns casos, a política de pessoal das instituições públicas pode influenciar na qualidade do atendimento ao contribuinte, como acontece na Secretaria da Receita Federal do Brasil, onde a cada concurso realizado para provimento de cargos há uma renovação significativa dos servidores, principalmente nas unidades localizadas nas fronteiras do país. Este estudo objetiva avaliar a capacitação dos novos servidores que chegam, recebida anteriormente à posse, bem como a informação transmitida pelos servidores que eles vieram substituir, frente ao conhecimento adquirido na prática do serviço pelos servidores que estão deixando as unidades, bem como a preparação que os novos gestores recebem ao assumir funções de gerência, tendo que lidar com setores administrativos para os quais não foram preparados. A decisão de permanência ou não no local de trabalho será pesquisada, inquirindo-se sobre motivos que levam o servidor a ficar ou sair da unidade, também tratando a componente infra-estrutura como fator motivador.pt_BR
dc.description.abstractEl acceso a la prestación del servicio público es derecho constitucional del ciudadano, así como la atención a sus peticiones de manera veloz, justa e impersonal. En algunos casos, la política de personal de las instituciones públicas puede influenciar en la calidad de la atención al contribuyente, como se pasa en la Secretaria da Receita Federal do Brasil, donde a cada concurso realizado para el proveimiento de cargos hay una renovación significante de los servidores, principalmente en las unidades localizadas en las fronteras del país. Este estudio busca a evaluar el entrenamiento de los nuevos servidores que llegan, recibida previamente a la tenencia, bien como la información transmitida por los servidores que ellos vinieron a sustituir, de frente al conocimiento adquirido en la práctica del servicio por los servidores que están dejando las unidades, así como la preparación que los nuevos gerentes reciben cuando van a asumir funciones de gerencia, teniendo que trabajar con secciones administrativas para que no se prepararon. La decisión de permanencia o no en el lugar de trabajo va a ser investigada, inquiriéndose sobre las razones que llevan el servidor a quedar o salir de la unidad, también involucrando la componente infraestructura como factor de motivación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMantenimiento del conocimientoes
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectLiderazgoes
dc.subjectRemoción de servidores
dc.titleA remoção de servidores e a rotatividade no atendimento em unidades de fronteira : estudo de caso na décima região fiscal da Secretaria Receita Federal do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871559pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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