A psicologia na emergência: urgência de quê?
dc.contributor.advisor | Rocha, Cristianne Maria Famer | pt_BR |
dc.contributor.author | Borba, Alexandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T01:55:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/70375 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este é um estudo feito a partir de uma experiência profissional como psicóloga no Sistema Único de Saúde – SUS, especificamente na Unidade de Emergência de um hospital pediátrico conveniado ao SUS. A inserção do Psicólogo como profissional de equipe multidisciplinar faz parte da busca pela Integralidade na saúde. Através dos encontros vivenciados com os usuários e profissionais de saúde no contexto da emergência, porta de entrada do hospital e outras vezes do próprio sistema de saúde, evidenciaram-se algumas urgências. Urgências relacionadas à formação em psicologia e das demais profissões da saúde, urgências do SUS e das instituições de saúde e a urgência da humanização e integralidade do cuidado. Isso se reflete nas demandas dos próprios usuários, que chegam aos serviços de urgência/emergência nem sempre por motivo de emergências médicas, denunciando que as urgências ficam diluídas no sistema de saúde. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Integralidade | pt_BR |
dc.title | A psicologia na emergência: urgência de quê? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000869831 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)