O atendimento educacional especializado na educação infantil : reflexões sobre os serviços especializados no Município de Ivoti
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo analisa a configuração do atendimento educacional especializado oferecido às crianças de zero a cinco anos de idade com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Ivoti (RME/Ivoti). Trata-se de um estudo qualitativo, que se caracteriza como estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiabertas e questionário. Nos capítulos do presente trabalho foram priorizados (1) aspectos políticos e históricos que aproximam os campos da educação especial e da educação infantil; (2) ...
O presente estudo analisa a configuração do atendimento educacional especializado oferecido às crianças de zero a cinco anos de idade com deficiência na Rede Municipal de Ensino de Ivoti (RME/Ivoti). Trata-se de um estudo qualitativo, que se caracteriza como estudo de caso, realizado a partir de entrevistas semiabertas e questionário. Nos capítulos do presente trabalho foram priorizados (1) aspectos políticos e históricos que aproximam os campos da educação especial e da educação infantil; (2) a caracterização de alguns elementos referentes aos serviços de estimulação precoce e psicopedagogia inicial; (3) o contexto da Rede Municipal de Ensino de Ivoti, a partir de dados numéricos representativos, vinculados aos totais de escolas e de matrículas na Rede. No âmbito investigativo, constatou-se que, no Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), os alunos com deficiência contam com atendimentos nas áreas de psicologia, psicopedagogia e fonoaudiologia, e, na APAE, são oferecidos os serviços de estimulação precoce, fisioterapia, hidroterapia, entre outros. Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: Os Serviços Especializados e a Criança Pequena; Educação Especial e Educação Infantil: pontos de conexão. Destaco, como possíveis resultados, a ausência de serviços especializados que deem continuidade à estimulação precoce no município; que o atendimento das crianças de zero a cinco anos não ocorre em salas de recursos; que os profissionais especializados do NAI prestam assessoria às escolas nas quais estudam os alunos atendidos; a constante interlocução entre escola, família e profissionais dos serviços especializados; a presença de investimento por parte da RME/Ivoti ao promover cursos de formação docente, com o intuito de qualificar o atendimento aos seus alunos; e, ainda, o reconhecimento da necessidade de um serviço especializado mais qualificado que contemple a faixa etária dos três aos cinco anos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização educação especial: processos inclusivos.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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