Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas
dc.contributor.advisor | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitelo, Michele de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-02T01:48:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69899 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação escola-família | pt_BR |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.title | Relações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000874691 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Ciências Humanas (1951)