Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorBitelo, Michele de Limapt_BR
dc.date.accessioned2013-04-02T01:48:37Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/69899pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda as relações entre a escola e a família como ponto de apoio aos processos de inclusão escolar, considerando a recente produção acadêmico-científica. Trata-se de um estudo teórico, realizado a partir das teses e dissertações disponibilizadas no Portal da Capes e dos artigos veiculados no sítio da Anped, nas áreas da Educação Especial e da Psicologia da Educação. No período entre 2006 e 2011, foram identificados 18 documentos: cinco artigos, seis teses de doutorado e sete dissertações de mestrado. A análise permite identificar que são poucas e recentes as pesquisas e publicações. Os estudos são predominantemente qualitativos, e os campos temáticos com maior incidência envolvem as expectativas, os dilemas e os enfrentamentos da família em relação ao processo de inclusão escolar; as representações de professores sobre a participação dos familiares na escola; e os programas e ações voltados para a parceria entre escola e família. A despeito da importância desta relação, afirmada por todos os autores, a colaboração entre escola e família causa estranhamento e resistência. Apesar do tensionamento, esse laço é considerado fulcral. Aposta-se em novas formas de envolvimento e comunicação, a fim de desenvolver os sentimentos de interação e corresponsabilidade frente aos processos inclusivos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.titleRelações entre a escola e a família no contexto da inclusão escolar : impasses e importâncias a partir das produções acadêmico-científicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000874691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização educação especial: processos inclusivospt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples