O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos
dc.contributor.advisor | Benincasa, Melina Chassot | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Daniela Corrêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69870 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa como o espaço de sala de aula é abordado, na educação infantil, por alguns documentos políticos, na perspectiva da educação inclusiva. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir da análise documental, focando duas áreas do conhecimento, a da Educação Especial e da Educação Infantil. A análise foi construída a partir dos seguintes documentos políticos: Plano Nacional de Educação (2001a), Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: introdução (2006), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009a). As questões norteadoras do desenvolvimento da pesquisa foram: como é abordada a temática do espaço de sala de aula, na educação infantil, na perspectiva da educação inclusiva? As quatro dimensões do espaço, apresentadas por Fornero, são contempladas nos documentos? Como se constituem os espaços e lugares para a criança com deficiência na educação infantil? Como parte constitutiva da análise, dois eixos foram construídos: O espaço em suas quatro dimensões; O espaço de sala de aula na educação infantil: constituição de um lugar. No campo das relações e da constituição da criança pequena, são destacados elementos como o brincar, o movimento e a interação entre seus pares; a educação especial é percebida, predominantemente, a partir de seu aspecto físico, de acessibilidade; e, no que diz respeito à inclusão escolar na educação infantil, por vezes, é abordada de modo superficial, tratando de aspectos mais gerais, apresentando diferentes modo de interpretação e compreensão dos documentos políticos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | O espaço de sala de aula na educação infantil : uma análise de documentos políticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875125 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)