Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional
dc.contributor.advisor | Bridi, Fabiane Romano de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Fabíola Maia Luz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69869 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de ampliar as reflexões acerca das possibilidades dos processos de desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Gravataí, parto do pressuposto de que o trabalho realizado fora do ambiente escolar pode se constituir a partir de uma perspectiva educacional. Com base na minha experiência profissional e de recortes de cenas produzidas no Projeto Nado Adaptado. Proponho-me a descrever e a analisar os elementos educativos presentes neste projeto. Este estudo foi conduzido por meio da pesquisa qualitativa do tipo autobiográfica, partindo da minha experiência de pesquisadora, de sua história, formação e atuação profissional para ressignificá-las. Apoiando-me na teoria sóciohistórica descrita por Vygotsky, foi possível identificar a presença de conceitos, tais como mediação, compensação, desenvolvimento e aprendizagem, internalização, zonas de desenvolvimentos real, proximal e potencial e interações sociais. No que se refere à organização geral do trabalho, mereceram destaque as cenas descritas e analisadas, demonstrando elementos educacionais que caracterizam o serviço realizado no contexto aquático. O caráter educacional e as relações estabelecidas entre o Projeto Nado Adaptado, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas fortalecem a compreensão de que esse atendimento fora do ambiente escolar pode contribuir para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Deficiente | pt_BR |
dc.title | Nado adaptado : uma possibilidade de atendimento a partir da perspectiva educacional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875137 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)