As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Tezzari, Mauren Lúcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Sonia Regina Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69861 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é fruto das inquietações e dificuldades surgidas durante a prática educativa no interior da sala de aula comum com alunos com necessidades educativas especiais na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Tem como objetivo identificar, conhecer e interpretar algumas concepções de educação especial e inclusão escolar de professores que atuam na educação infantil e no I ciclo de uma escola comum da RME de Porto Alegre no período de maio a julho de 2012. A pesquisa utiliza a analise de questionários para conhecer algumas das concepções dos professores sobre educação especial e inclusão escolar. Compreender as concepções de educação especial e inclusão escolar dos professores da educação infantil e do I ciclo que atendem alunos com necessidades educativas especiais em sala de aula comum possibilitou identificar que os professores possuem algumas noções básicas e gerais sobre esses assuntos e que acreditam que somente os profissionais especializados podem atender e ensinar os alunos com necessidades educativas especiais. Esta breve pesquisa além de auxiliar na compreensão das concepções dos professores possibilita através destes dados começar a pensar em estratégias de formação com e para os professores no interior das escolas da RME, buscando dar conta de uma inclusão efetiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas de aula comum da RME de Porto Alegre. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | As concepções de educação especial e inclusão escolar de professores da educação infantil e do I ciclo de uma escola de ensino fundamental comum da rede municipal de ensino de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875101 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)