Cenas de uma relação : o encenar do aprender
dc.contributor.advisor | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.contributor.author | Monte, Barbara Terra do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-29T01:44:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/69856 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a escolarização de alunos com autismo infantil. Como foco, interroga a mediação do professor. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir do diálogo entre a perspectiva histórico-cultural, as diretrizes inclusivas e a função constitutiva da escola e do educador. A partir da análise de três cenas compreende-se que mediação implica: (1) sustentar o encontro pedagógico para além do diagnóstico clínico; (2) constituir uma leitura mais flexível e generosa em relação aos modos de habitar a escola; (3) antecipar uma aprendizagem e um aluno. Destas posições têm-se a possibilidade de não só oferecer acesso à escola, mas sustentar a aprendizagem e o pertencimento legítimo. A mediação, nesse sentido, implica um professor que sustenta um encontro, antecipa um aluno, oportuniza um pertencer legítimo, capacitando e potencializando um aprender rico de significado e inúmeras leituras. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Cenas de uma relação : o encenar do aprender | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000875089 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização educação especial: processos inclusivos | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1950)