A normalização dos trabalhos de conclusão de curso de graduação da UFRGS : análise dos cursos de Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária e Odontologia
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisa a normalização empregada em 64 Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos formados em 2011/1 nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária e Odontologia da UFRGS, verificando a correta utilização das normas NBR 6023:2002, NBR 6024:2003, NBR 6027:2003, NBR 6028:2003, NBR 10520:2002, NBR 14724:2011 e Normas de Apresentação Tabular do IBGE. Relata a importância da normalização no meio acadêmico, destacando a recuperação da informação co ...
Analisa a normalização empregada em 64 Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos formados em 2011/1 nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária e Odontologia da UFRGS, verificando a correta utilização das normas NBR 6023:2002, NBR 6024:2003, NBR 6027:2003, NBR 6028:2003, NBR 10520:2002, NBR 14724:2011 e Normas de Apresentação Tabular do IBGE. Relata a importância da normalização no meio acadêmico, destacando a recuperação da informação como uma das principais vantagens trazidas pela padronização de elementos. Descreve a metodologia empregada na análise dos trabalhos e relaciona os itens específicos verificados em cada norma. Apresenta os resultados finais alcançados, por meio de gráficos e tabelas, atribuindo notas aos cursos em cada uma das normas, assim como uma nota geral a cada um dos quatro cursos – notas finais obtidas correspondentes a 5,03 (Ciência da Computação), 6,66 (Ciências Jurídicas e Sociais), 6,84 (Medicina Veterinária) e 6,38 (Odontologia). Identifica os problemas e erros mais frequentes observados durante a análise dos trabalhos. Alerta quanto às falhas na correspondência entre citações e referências e quanto à ausência de elementos obrigatórios nos trabalhos analisados, como a capa, folha de aprovação, verso da folha de rosto e resumo. Compara as notas e os aspectos ora observados com os resultados obtidos em estudos anteriores e relaciona os erros comuns encontrados na maioria dos trabalhos à utilização de modelos pré-elaborados pelos cursos de maneira inadequada. Sugere a realização de revisão crítica e a atualização destes modelos, com base nas versões mais recentes das normas de documentação. ...
Abstract
Analyzes the normalization employed in 64 TCC from students graduated in 2011/1 in undergraduate courses in Computer Science, Law and Social Sciences, Veterinary Medicine and Dentistry of UFRGS, verifying the correct use of NBR 6023:2002, NBR 6024:2003, NBR 6027:2003, NBR 6028:2003, NBR 10520:2002, NBR 14724:2011 and Standards Tabular Presentation IBGE. Reports the importance of normalization in academy, highlighting the retrieval of information as one of the main advantages brought by standard ...
Analyzes the normalization employed in 64 TCC from students graduated in 2011/1 in undergraduate courses in Computer Science, Law and Social Sciences, Veterinary Medicine and Dentistry of UFRGS, verifying the correct use of NBR 6023:2002, NBR 6024:2003, NBR 6027:2003, NBR 6028:2003, NBR 10520:2002, NBR 14724:2011 and Standards Tabular Presentation IBGE. Reports the importance of normalization in academy, highlighting the retrieval of information as one of the main advantages brought by standardizing elements. Describes the methodology used in the analysis of the work and lists the specific items recorded in each standard. Presents the final results achieved by means of graphs and tables, assigning grades to courses in each of the standards, as well as an overall score to each of the four courses - final grades obtained corresponding to 5,03 (Computer Science), 6,66 (Law and Social Sciences), 6,84 (Veterinary Medicine) and 6,38 (Dentistry). Identifies problems and errors frequently observed during the analysis of the work. Alert about the flaws in the correspondence between citations and references and about the lack of required elements in the analyzed studies, like the cover, approval sheet, back of the title page and abstract. Compare notes and aspects sometimes observed with the results obtained in previous studies and lists the common errors found in most studies the use of pre-designed models by courses, improperly. Suggests performing critical review and update of these models, based on the latest versions of documentation standards. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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