Navegação Economia por Assunto "Estratégia empresarial"
Resultados 1-9 de 9
-
Competitividade e estratégia : uma análise do segmento de outsourcing da indústria brasileira de software
(2005) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é apresentar uma análise das condições competitivas e das características estratégicas da indústria brasileira de software no segmento de Outsourcing, considerando o período de 1995 a 2005. O ... -
A dificuldade da implantação do balanced scorecard a luz da perspectiva financeira
(2010) [Dissertação]A dissertação procura demonstrar a contribuição do Balanced Scorecard - BSC para o monitoramento da estratégia empresarial. Passando pela origem e evolução do sistema e o conceito segundo seus criadores Robert S. Kaplan e ... -
As marcas próprias como estratégia competitiva do varejo supermercadista : um estudo sobre a experiência brasileira recente
(2011) [Dissertação]Acompanhando a evolução dos meios de comunicação, as marcas da indústria ganharam força e popularidade, conquistando a confiança dos consumidores. Assim, as marcas de fabricantes consolidaram-se durante o século XX, ... -
O Mercosul e a construção de vantagens competitivas
(2001) [Tese]O trabalho propõe-se a avaliar a integração do Mercosul em seus primeiros dez anos de existência, sob uma expectativa de que esta integração foi bem sucedida. A hipótese presente é a de que a ampliação do mercado que a ... -
O papel do conselho de administração no desenvolvimento de melhores práticas de governança corporativa : o caso do Banco do Brasil
(2010) [Dissertação]Atuando como principal mecanismo interno para a diminuição dos custos de agência entre acionistas e gestores, entre acionistas controladores e minoritários, o conselho de administração possui um papel fundamental na ... -
Posicionamento estratégico das empresas de calçados femininos do Vale do Rio dos Sinos frente ao mercado externo
(2006) [Dissertação]A crescente entrada de empresas asiáticas e a diminuição das barreiras de entrada vêm aumentando de maneira significativa a concorrência na indústria calçadista global, o que está colocando o setor calçadista nacional em ... -
Problemas de coordenação das redes de cooperação : um estudo de caso da Redefort do município de Rio Grande
(2004) [Dissertação]A análise desenvolvida neste trabalho centra-se no estudo das redes de cooperação de mercados varejistas de gêneros alimentícios, sendo um estudo de caso da Redefort de mercados no município de Rio Grande. A hipótese é que ... -
O processo de reestruturação e as mudanças de posicionamento estratégico das empresas da indústria calçadistas brasileira no período 1990 a 2011
(2012) [Dissertação]A dinamização do processo de globalização, no final do século XX, impulsionou o comércio entre as nações e contribuiu para o acirramento da concorrência internacional. O setor industrial como um todo, para manter-se ... -
Trajetórias tecnológicas e estratégias empresariais na indústria brasileira de autopeças
(2000) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é investigar a relação existente entre as trajetórias tecnológicas e as estratégias das empresas do setor de autopeças brasileiro no período de 1998 a 1999. De modo a situar o ambiente competitivo ...