Listar Economía por tema "Estratégia competitiva"
Mostrando ítems 1-14 de 14
-
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
(2014) [Tesis de maestría]É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante ... -
Competição estratégica no setor de telefonia móvel celular no estado do Rio Grande do Sul no período de 1999 a 2001
(2004) [Tesis de maestría]Este trabalho analisa o processo de evolução, concorrência e competição no Setor de Telefonia Móvel Celular do Rio Grande do Sul, no período de 1999 à 2001, entre as operadoras Telefónica (banda A) e Claro (banda B). Para ... -
Competitividade e estratégia : uma análise do segmento de outsourcing da indústria brasileira de software
(2005) [Tesis de maestría]O objetivo desta dissertação é apresentar uma análise das condições competitivas e das características estratégicas da indústria brasileira de software no segmento de Outsourcing, considerando o período de 1995 a 2005. O ... -
Estratégia competitiva e eficiência operacional : um estudo de caso no setor de operadoras de planos de saúde do Brasil
(2010) [Tesis de maestría]A dissertação tem como objetivo analisar o caso da Gestão de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) em uma empresa operadora de planos de saúde (UNIMED RS), no contexto das condições sistêmicas e setoriais de ... -
Estratégia mercadológica de produtos : um estudo aplicado ao setor de bares e lanchonetes
(2011) [Tesis de maestría]A presente dissertação de mestrado objetivou a elaboração de uma estratégia mercadológica para os produtos de uma fabricante e distribuidora de bebidas não alcoólicas junto a seus clientes, através de uma ampla pesquisa ... -
Estratégias competitivas e desempenho econômico : o caso da indústria automobilística brasileira de 1986 a 2007
(2008) [Tesis de maestría]A partir dos anos de 1990, a indústria automobilística brasileira vem experimentando um intenso processo de reestruturação induzida pela intensificação da concorrência no mercado de automóveis em âmbito mundial, expansão ... -
Os fatores determinantes das estratégias da indústria de equipamentos para infra-estrutura de transportes rodoviários no Brasil de 1980 a 2005
(2007) [Tesis de maestría]O estudo tem como foco principal analisar os fatores determinantes das estratégias da indústria de máquinas e equipamentos para construção no Brasil compreendendo o período entre 1980 e 2005. Para tanto, investiga-se a ... -
Formulação e implementação de estratégia competitiva : um estudo de múltiplos casos
(2010) [Tesis de maestría]Com base em estudos teóricos e ilustrado com análises que representam a prática, este trabalho visa a contribuir para a discussão a respeito da importância da estratégia para o desenvolvimento das empresas, em especial as ... -
Impacto da ALCA sobre o setor moveleiro gaucho
(2003) [Tesis de maestría]Os debates sobre os temas de comércio internacional têm crescido no Brasil a ponto de mobilizarem a opinião pública, em torno da importância da integração econômica dos países, bem como as desvantagens inerentes a este ... -
Inovação e desenvolvimento econômico : uma análise dos instrumentos disponíveis de apoio à inovação no Brasil
(2017) [Tesis de maestría]A inovação é um dos motores do aumento da produtividade e do desenvolvimento econômico de um país, aumentando a renda per capita e a qualidade de vida da população. A questão é que o êxito do sistema nacional de inovação ... -
As marcas próprias como estratégia competitiva do varejo supermercadista : um estudo sobre a experiência brasileira recente
(2011) [Tesis de maestría]Acompanhando a evolução dos meios de comunicação, as marcas da indústria ganharam força e popularidade, conquistando a confiança dos consumidores. Assim, as marcas de fabricantes consolidaram-se durante o século XX, ... -
Modelo de ajuste de mix produção de curto-prazo : uma aplicação de economia da estratégia e mitigação de erros de julgamento para o planejamento de máquinas agrícolas
(2014) [Tesis de maestría]O presente trabalho propõe um Modelo de Ajuste de Mix Produção de Curto-prazo, aplicando conceitos da Economia da Estratégia e técnicas de Mitigação de Erros de Julgamento, dentro do processo de Planejamento de Operações ... -
Posicionamento estratégico das empresas de calçados femininos do Vale do Rio dos Sinos frente ao mercado externo
(2006) [Tesis de maestría]A crescente entrada de empresas asiáticas e a diminuição das barreiras de entrada vêm aumentando de maneira significativa a concorrência na indústria calçadista global, o que está colocando o setor calçadista nacional em ... -
Posicionamento estratégico das redes varejistas Lojas Colombo e Magazine Luiza
(2006) [Tesis de maestría]Este trabalho analisa o posicionamento estratégico de duas grandes redes pertencentes ao ramo varejista de bens duráveis: Lojas Colombo e Magazine Luiza, no intuito de identificar através de informações coletadas em ...