Mostrar el registro sencillo del ítem
Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS
dc.contributor.advisor | Thoma, Adriana da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Betat, Carolina dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:44:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67899 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado para a conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa assume um caráter qualitativo de cunho documental e tem por objetivo conhecer e analisar as atuais políticas educacionais para surdos, o que a comunidade surda deseja para sua educação e quais são as propostas do movimento surdo. Para isso são analisados documentos elaborados pela Federação Nacional de Integração dos Surdos (FENEIS). Inicialmente é feita uma recapitulação da história da Comunidade Surda através de Lulkin (2000), o qual traz um panorama sobre o assunto. Além de Lulkin, apresento Perlin (2007) que escreve sobre Cultura Surda, Karnopp (2004), Perlin e Ströbel (2006) e documentos como A Educação que nós Surdos Queremos e Propostas para a Educação Bilíngue. Foram criadas três unidades de analises, as quais consistem em: Cultura Surda e suas Significações; A Proposta Bilíngue e seus Sentidos e por fim Propostas do Movimento Surdo para uma Educação Bilíngue no Brasil e no Estado do RS. Como resultado dessas analises, foi possível perceber que a Comunidade Surda vem lutando pelo reconhecimento da cultura surda e da língua de sinais, uma forma de comunicação diferente, mas não deficitária e, por isso, não necessitam serem normalizados para serem como os ouvintes. O movimento surdo propõe uma educação bilíngue, na qual a língua de sinais seja utilizada como primeira língua (L1) e a língua portuguesa escrita como segunda (L2), na qual também sejam reconhecidos os aspectos culturais, sociais e políticos da comunidade surda. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Propostas e políticas educacionais para surdos no Brasil e no estado do RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873870 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)