Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Piccoli, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Herbe, Sibele Bechara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:44:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67898 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa busca investigar estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas adotadas por professoras alfabetizadoras em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre a fim de compreender como possibilitam a aprendizagem de alunos que se encontram em distintos níveis de compreensão da escrita alfabética. Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo estudo de caso e, para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas de segundo ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, foram utilizados estudos do campo da alfabetização sobre níveis psicogenéticos de escrita e sobre práticas pedagógicas alfabetizadoras. A partir das análises, foi possível evidenciar que as estratégias das professoras para atender aos diferentes níveis de alfabetização envolvem a utilização de atividades diferenciadas, de jogos pedagógicos e a realização de intervenções individuais. Percebeu-se, também, que tais estratégias ocorrem conjuntamente e estão relacionadas, que há predominância para o agrupamento dos alunos através dos níveis psicogenéticos de escrita e que as unidades linguísticas exigidas nas propostas variam conforme o nível de escrita dos alunos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Psicogênese | pt_BR |
dc.subject | Língua escrita | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras para alunos em diferentes níveis de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873869 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)