Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada
dc.contributor.advisor | Baptista, Cláudio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mayara Costa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:43:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67892 | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Percursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873831 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License