Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-21T01:43:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67892pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a educação especial e a formação de professores. Em modo mais específico, o trabalho busca estabelecer uma reflexão acerca da formação especializada em Educação Especial generalista (envolvendo a educação especial como área na sua abrangência, pautando-se no conhecimento pedagógico) ou especialística (baseada em diretrizes que consideram uma subárea da educação especial por área da deficiência), a fim de conhecer as duas perspectivas e analisar seus possíveis efeitos na escolarização de alunos com deficiência. A pesquisa foi elaborada a partir de autores que envolvem o campo pedagógico como Philippe Meirieu e de estudiosos brasileiros que investigam a Educação Especial e a Inclusão Escolar. Com base nos pressupostos que orientam a investigação qualitativa, as estratégias metodológicas utilizadas foram um levantamento bibliográfico e a investigação junto a professores egressos de um Curso de Especialização em Educação Especial, por meio da análise de documentos que integram o registro de uma disciplina que tinha como meta a avaliação do percurso formativo. Buscou-se investigar quais devem ser as características constitutivas da experiência de formação dos professores especializados em Educação Especial. Foi possível perceber a importância da perspectiva generalista, com destaque para as relações que puderam estabelecer entre a prática em sala de aula e a teoria apresentada no curso, que ofereceram subsídios para a reflexão acerca do planejamento e da avaliação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titlePercursos de formação em educação especial : uma reflexão acerca da formação especializadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples