Cadernos, lápis, tela do computador : cultura material escolar e suportes de escrita em diários de estágio docente do curso de pedagogia UFRGS (2007-2012)
dc.contributor.advisor | Stephanou, Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Letícia Tischer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:43:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67889 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda o tema da cultura material escolar e as práticas de escrita. Faz um levantamento de materiais e utensílios utilizados para escrita em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental por professoras estagiárias no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da UFRGS (2007-2012). Interessa-se também pelas concepções pedagógicas que sustentam essas práticas de escrita com intuito de perceber permanências e mudanças. Para tanto, são listados e analisados os suportes de escrita utilizados em salas de aula e registrados nos Diários de Estágio Docente. Os principais autores que serviram de inspiração são Roger Chartier (1998); Cucuzza e Pineau (2002), Anne-Marie Chartier (2007). Foram analisados dez diários de classe, com atenção aos exercícios e materiais de escrita oferecidos nas proposições de atividades das estagiárias em suas aulas. O olhar, assim, é no sentido de observar as materialidades envolvidas nas práticas de escrita descritas nos diários. Constatou-se diversas indicações explícitas de suportes e utensílios de escrita, em geral naturalizados na escola, tais como, quadro de giz, caderno escolar, lápis grafite. Mas percebeu-se, também, que foram contemplados novos suportes, tais como os painéis de papel pardo para as produções coletivas e, sobretudo, a escrita eletrônica, o uso dos suportes digitais. Evidencia-se, contudo, que as estratégias didáticas das professoras apresentam poucas mudanças nos últimos anos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.title | Cadernos, lápis, tela do computador : cultura material escolar e suportes de escrita em diários de estágio docente do curso de pedagogia UFRGS (2007-2012) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873818 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)