Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Leandro Rogério | pt_BR |
dc.contributor.author | Dias, Fernanda Carpes de Mello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T01:43:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67887 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como a condição juvenil e de gênero são vivenciadas por estudantes na escola, mais especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda o fenômeno da juvenilização na EJA e, particularmente, traz reflexões relativas ao cenário de aumento de mulheres jovens nas Totalidades Iniciais da modalidade. Para tanto, a investigação apropriou contribuições teóricas de Luiza Camacho, Juarez Dayrell, Wivian Weller e Paulo Freire e fez uso de diferentes técnicas de caráter qualitativo: entrevistas semi estruturadas, observações em sala de aula, uso do diário de campo e análise documental. Os diálogos em campo contaram com a participação de duas estudantes e uma professora de uma escola estadual do município de Porto Alegre/RS. Os dados produzidos geraram dois eixos de análise: as relações das juventudes com a escola e o posicionamento de mulheres jovens sobre a experiência de estar na modalidade EJA. Foi possível constatar que, para além de uma “fuga” das regras e disciplinamento do ensino regular, o ingresso dessas jovens na EJA está associado à busca por autonomia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | Aprendendo a ler a si mesma : processos de construção de autonomia de mulheres jovens na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873815 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)