Recitar aulas & lecionar poesias : a imaginação como estratégia pedagógica para inclusão
Fecha
2012Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho resulta de uma análise dos trajetos percorridos na construção do imaginário coletivo, em sala de aula, como estratégia pedagógica para a inclusão. O corpus de análise foi o estágio docente da pesquisadora, onde a imaginação coletiva foi utilizada como estratégia de trabalho. A proposta foi realizada em colaboração com uma turma de maternal II, crianças de três e quatro anos, na qual se encontrava matriculado um aluno com diagnóstico de autismo. A construção do corpus se deu ...
O presente trabalho resulta de uma análise dos trajetos percorridos na construção do imaginário coletivo, em sala de aula, como estratégia pedagógica para a inclusão. O corpus de análise foi o estágio docente da pesquisadora, onde a imaginação coletiva foi utilizada como estratégia de trabalho. A proposta foi realizada em colaboração com uma turma de maternal II, crianças de três e quatro anos, na qual se encontrava matriculado um aluno com diagnóstico de autismo. A construção do corpus se deu a partir de fragmentos do pensamento etnográfico (Malinowski) com foco na docência, utilizando a observação participativa e elaboração de um diário de campo/classe. O material empírico floresceu deste diário denominado posteriormente Relatório de Estágio Docente: de 4 à 7 anos. Bachelard (2001) fundamenta teoricamente a importância da imaginação como uma potência que resgata a essência criadora. No âmbito de integrar as essências, Freire (2006) dá visibilidade à inclusão na educação, não como um somar de sujeitos ditos “especiais”, mas como o exercício fundamental de ser alter, tendo sempre a necessidade humana de inclusão. Desse modo, haveria na prática pedagógica, que utiliza a imaginação, a possibilidade de incluir os sujeitos da educação através da imaginação coletiva? As conclusões indicam como sendo significativa a docência que valoriza o imaginário, que resgata no coletivo a essência de cada aluno e professor, proporcionando a inclusão dos sujeitos da educação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License