“Eu não aprendi nada” : narrativas de alunos de séries iniciais sobre suas aprendizagens
Fecha
2012Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O tema deste trabalho consiste em analisar as próprias aprendizagens a partir do ponto de vista de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Porto Alegre. A justificativa para tal estudo é a inquietação e preocupação que surgiu durante o estágio de docência em relação às aprendizagens apontadas pelos alunos. O objetivo do estudo é saber como esses alunos pensam as suas próprias aprendizagens e, além disso, refletir sobre as respostas identificadas. A pesquisa ...
O tema deste trabalho consiste em analisar as próprias aprendizagens a partir do ponto de vista de alunos do 4º ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual do município de Porto Alegre. A justificativa para tal estudo é a inquietação e preocupação que surgiu durante o estágio de docência em relação às aprendizagens apontadas pelos alunos. O objetivo do estudo é saber como esses alunos pensam as suas próprias aprendizagens e, além disso, refletir sobre as respostas identificadas. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo, com análise documental de materiais obtidos durante e após o estágio de docência. Os pressupostos teóricos se constituíram a partir de PIAGET, DELVAL, HOFFMANN, FREINET e MARQUES. As análises realizadas puderam identificar que proporcionar aos alunos esses momentos de identificação das aprendizagens pode ser benéfico, tanto para os alunos quanto aos professores, pois funciona como um grande instrumento de avaliação. O professor avaliando sua atuação e suas estratégias de ensino e de aprendizagem e os alunos avaliando as suas aprendizagens em relação às propostas pedagógicas. Professor e aluno aprendendo a pensar sobre o que se está aprendendo. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)Tesinas Pedagogía (1374)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License