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dc.contributor.advisorBordin, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorDalbem, Giana Garciapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-15T01:42:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67692pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo descrever a avaliação dos usuários quanto à qualidade dos serviços prestados por três unidades da Estratégia de Saúde da Família do município de Tapes/RS. Trata-se de pesquisa quantitativa realizada com 180 usuários no mês de janeiro de 2012, que responderam a uma adaptação do “Questionário Sobre Sistema de Atenção Básica no Brasil” (Almeida e Macinko, 2006). Foram abordadas as seguintes variáveis: acesso, porta de entrada, vínculo, elenco de serviços, coordenação e formação profissional. Os resultados demonstraram facilidade no acesso aos serviços de atenção básica; na porta de entrada, 91% dos usuários consultam nas unidades antes de chegar a um especialista; em relação ao vínculo, 87,8% dos usuários são examinados pelo mesmo profissional; e, é oferecido o elenco de serviços relacionados na atenção básica pelo Ministério da Saúde. Na coordenação dos serviços, apenas 35% trazem consigo para a consulta os resultados dos exames; em relação aos profissionais vinculados às unidades de saúde estudadas, a existência de um bom relacionamento entre os profissionais e a comunidade foi referida de forma unânime e 84,4% recomendam as unidades para seus amigos. Em síntese, as unidades de Estratégias de Saúde da Família estudadas atendem aos princípios preconizados para a atenção básica de saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to describe the patients' evaluation of the quality of services provided by three units of the Family Health Strategy for the city of Tapes/RS. It is a quantitative research conducted with 180 users in January 2012, answering an adaptation of the "Primary Care System in Brazil Questionnaire" (Almeida and Macinko, 2006). We addressed the following variables: access, port of entry, linkages, services, coordination and training. The results shown ease of access to primary care services; on the port of entry, 91% of users consult the units before coming to a specialist; on the linkage, 87.8% of users are examined by the same professional; and, it is offered the list of related services in primary care by the Ministry of Health. On the coordination of services, only 35% bring along the results of the tests when coming for a consult; on the professionals attached to the health units studied, the existence of a good relationship between professionals and the community was so unanimous and that 84.4% recommend the units to their friends. In summary, the Family Health Strategy units studied meet the principles advocated for primary health care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth planning and managementen
dc.subjectPlanejamento em saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúdept_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectHealth managementen
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectHealth servicesen
dc.titleAvaliação da qualidade na atenção básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStopiglia, Cheila Denise Ottonellipt_BR
dc.identifier.nrb000870491pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABpt_BR


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